terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cientistas britânicos afirmam terem encontrado colírio que evita miopia

Uma notícia deu novo alento para as pessoas que sofrem de miopia. Um gene que causa o transtorno foi identificado por cientistas britânicos, abrindo caminho para o fim dos óculos.

Dentro de apenas dez anos, uma droga que impede ou diminui os seus efeitos da miopia já poderá ser utilizada. Administrado durante a infância, o colírio pode também evitar o uso de óculos na idade escolar.

Segundo o Daily Mail, a miopia, ou dificuldade em centrar em objetos distantes, afeta mais de um em cada três britânicos e está se tornando cada vez mais comum entre as pessoas que ficam muito tempo na frente do computador.

As últimas pesquisas, feitas por uma equipe liderada por especialistas do King´s College de Londres, foram publicadas na prestigiada revista “Nature Genetics”, oferecendo esperança para milhões de pessoas.

Para encontrar o gene, os pesquisadores compararam o DNA de mais de 4 mil gêmeos voluntários. Os gêmeos são frequentemente usados em tais estudos porque são mais fáceis de distinguir os diferentes efeitos da natureza e criação. Em seguida, para confirmar os resultados, mais de 13 mil pessoas, entre britânicos, holandeses e australianos foram pesquisados.

Cerca de 45% das pessoas possuem grafias diferentes próximas ao gene RASGRF1, responsável pelo foco da visão. Este gene é fundamental para as funções oculares e consolidação da memória visual.

“Esperamos que, através da compreensão dos mecanismos, possamos evitar que as crianças se tornarem míopes e impedir que crianças míopes tornem-se mais míopes ainda”, disse o Dr. Chris Hammond.

O uso do colírio é mais indicado para crianças, por terem desenvolvido apenas o nível inicial do doença. Entretanto, para os cientistas, algumas medidas simples podem desencorajar a miopia. Terri Young, da Universidade Duke, na Carolina do Norte declarou: “As pessoas precisam ir para locais abertos e olhar para o horizonte. Hoje, nossos olhos estão constantemente sob tensão, lendo jornais ou olhando monitores”.

Causando crescimento no globo ocular, que normalmente começa na fase de desenvolvimento infantil, em alguns casos graves, a miopia pode levar à cegueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário