quinta-feira, 5 de maio de 2011

Obama homenageia vítimas do 11 de setembro em NY

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou hoje (5) o Marco Zero,
em Nova York - local onde houve os ataques contra as torres gêmeas do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. A visita ocorreu quatro dias depois de Obama ter anunciado que forças norte-americanas mataram o líder e fundador da rede Al Qaeda, Osama Bin Laden.

Obama participou de uma cerimônia em homenagem às vítimas dos atentados praticados pela Al Qaeda. O presidente colocou uma coroa de flores no memorial que está sendo construído no local. Obama evitou discursar, segundo assessores para evitar a interpretação de politização do fato.

No entanto, o presidente conversou com parentes das vítimas que morreram durante os ataques, incluindo bombeiros e policiais envolvidos nas operações de ajuda. Cerca de 3 mil pessoas morreram nos atentados de 11 de setembro, em Nova York, e também em Washington, onde o Pentágono foi atingido.

Depois do anúncio da morte de Bin Laden, no fim da noite de domingo (1º), milhares de pessoas tomaram as ruas nas duas cidades para comemorar a morte de Bin Laden.

Acompanhado de Rudolph Giuliani, que era prefeito de Nova York na época dos atentados, Obama disse que a morte de Bin Laden mostra que os Estados Unidos mantiveram a palavra de levar os culpados pelos atentados à Justiça.

“O que aconteceu no domingo, por causa da coragem dos nossos militares e do destacado trabalho da nossa [equipe de] inteligência, envia uma mensagem ao mundo, mas também aqui em casa, de que quando dizemos que jamais iremos esquecer, nós mantemos nossa palavra”, afirmou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário