segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cristo Redentor faz 80 anos dia 12 quarta-feira

A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, eleita em 2007 uma das sete maravilhas do mundo moderno, completa no dia 12, quarta-feira 80 anos de existência.

As celebrações - que foram antecedidas por obras de restauro e novo sistema de iluminação - começarão no dia anterior, com uma vigília realizada por 80 jovens católicos que participaram na Jornada Mundial da Juventude deste ano, em Madrid.

Na ocasião, o Rio de Janeiro foi anunciado pelo papa Bento XVI como a sede da próxima Jornada, que acontecerá em 2013 com a previsão de atrair milhares de fiéis.

Com 38 metros de altura, a estátua, feita de betão revestido por pedra sabão, está situada em cima do morro conhecido como Corcovado. A 710 metros acima do mar, o ponto é o mais alto da cidade e oferece uma sumptuosa vista das principais paisagens naturais da região.

Antes de ter entrado para o selecto grupo das novas maravilhas do mundo, o monumento, assinado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, já era considerado património histórico desde 1937.

O projecto, que contou ainda com a colaboração do escultor franco-polaco Paul Landowski e do artista plástico Carlos Oswald, também entrou para o Guiness Book, em 2009, como a maior estátua de Cristo do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário