sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Google homenageia aniversário de Louis Daguerre


Nesta sexta-feira, a página inicial do Google traz um Doodle em homenagem aos 224 anos do nascimento de Louis Daguerre. Louis Jacques Mandé Daguerre (18 de novembro de 1787 - 10 de julho de 1851) foi um pintor, cenógrafo, físico francês responsável por conseguir a primeira imagem fixa pela ação direta da luz graças ao seu invento, o daguerreótipo.

Criado em 1835, o daguerreótipo é o invento que dá origem à fotografia e às câmeras fotograficas. Conta a história que no prosseguimento dos experimentos fotográficos de Joseph Nicéphore Niépce, em 1835, Louis Daguerre apanhou uma placa revestida de prata sensibilizada com iodeto de prata, que apesar de exposta não apresentava sequer vestígios de imagem, guardou-a displicentemente em um armário e ao abri-lo no dia seguinte, encontrou uma imagem revelada. Fez experiências, por eliminação com os outros produtos que estavam no armário para descobrir que a imagem latente tinha sido revelada por ação do mercúrio.

Em 1837, ele já havia padronizado o processo que ainda tinha como grandes problemas o longo tempo de exposição (15 a 30 minutos), a imagem invertida e o contraste que era muito baixo. A imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e rapidamente era destruída. Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, que tinha um poder fixador, a imagem ficava inalterável. Em 1839, com problemas financeiros, Daguerre vendeu sua invenção ao governo Francês, tendo recebido uma renda vitalícia de 6000 Francos anuais e Isidore Niépce, filho de Nicéphore, recebia 4000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário