sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

IBGE aponta crescimento no número de pessoas que moram sozinhas no Vale do Ivaí

O Censo/2010 mostrou uma tendência que, antes, era restrita aos grandes centros. Entre 2000 e 2010, cresceu o número de pessoas que moram sozinhas. Nos municípios da região central do Paraná, a porcentagem de imóveis ocupados de forma unipessoal subiu. Em alguns municípios, o número mais que dobrou.

Em Ivaiporã, o número de residências ocupadas por apenas um morador passou de 9,5% para 13,6% dos imóveis. Em números absolutos, 1.471 casas são ocupadas por apenas uma pessoa. O município também tem um índice idêntico: 13,6% das casas são ocupadas por apenas a mulher e os filhos. Ou melhor, entre os municípios da região central, Ivaiporã é onde percentualmente mais existem casas com apenas a mulher e os filhos.

Com relação ao número de pessoas que moram sozinhas, Godoy Moreira tem o maior percentual 14,1%. No entanto, neste município, a maior parte dessas casas é ocupada por viúvos e idosos.

Em algumas cidades, o número de residências ocupadas por apenas uma pessoa mais que dobrou em 10 anos. Em Nova Cantu, por exemplo, apenas 4,1% das moradias estavam nesta situação no Censo/2000. Agora, o índice é de 13,3%. Ariranha do Ivaí e Arapuã também dobraram o índice.

Por outro lado, o IBGE mostra que vem caindo o número de casas onde há famílias tradicionais, ou seja, pais e filhos morando juntos. Em Ivaiporã, por exemplo, apenas 56% das residências têm esse perfil.






Fonte: Jornal Paraná Centro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário