quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Google homenageia Gioachino Rossini

O Google homenageia nesta quarta-feira, de ano bissexto, o 220º aniversário de Gioachino Antonio Rossino, um compositor erudito. Ele criou 39 óperas e também trabalhos para música sacra, "cômica" e música de câmara.
Rossini nasceu na cidade italiana de Pesaro no dia 29 de fevereiro de 1792 em uma família de músicos. Seu pai, Giuseppe, era um trompista, e sua mãe, Anna Guidarini, era uma cantora.

Aos seis anos de idade o compositor já tocava o triângulo na banda de seu pai. Já com 14 anos, Rossini passou a estudar em um liceu musical da cidade italiana e se apaixonou pelas composições de Haydn e Mozart, mostrando grande admiração pelas óperas de Cimarosa. Em Bolonha, ele era conhecido como "il Tedeschino" ( "o alemãozinho") por conta de sua devoção a Mozart.

Rossini escreveu algumas de suas obras, mas logo passou a se dedicar ao teatro e às óperas. Seu primeiro sucesso - lançado em 1813- foi nomeado como "Tancredi". Sobretudo, o compositor ficou realmente conhecido com a sua maior obra cômica: "O Barbeiro de Sevilha".

Em razão de seus trabalhos serem divertidos, Rossini tornou-se o predileto da sociedade apolítica. O compositor conquistou toda a Europa e por isso ganhou o apelido "Napoleão da Música" pelo escritor francês Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário