sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Lunardelli registra crescimento no setor turístico

O município de Lunardelli é visitado anualmente por milhares de pessoas, tudo por conta do Santuário de Santa Rita de Cássia. Motivados pela fé, caravanas do Brasil inteiro se deslocam para o pequeno município do Vale do Ivaí com o objetivo de pedir alguma graça ou pagar promessas como forma de agradecimento. Com o movimento sempre crescente, as oportunidades foram surgindo e hoje a economia do lugar é garantida pelo turismo religioso, além da agricultura.

O assessor de comunicação do Santuário, Marcelo Peres de Castro, destaca que estiveram no município, só no ano passado, mais de 330 mil romeiros e que as grandes concentrações de fiéis acontecem em todos os dias 22 de cada mês e nos eventos tradicionais, como a Festa da Padroeira e a Festa Ucraniana. “Em 2011 recebemos cerca de 120 mil romeiros somente no mês de maio, quando acontece à festa de Santa Rita e pelo menos 15 mil pessoas na festa Ucraniana, realizada em agosto, que reúne a comunidade ucraniana de todo o Paraná”, comenta.

Como a cidade já é conhecida nacionalmente como rota turística, os investimentos em infraestrutura são constantes. Hoje o município é bem organizado, mas o prefeito destaca que existem dificuldades como em qualquer outra cidade. “Nós dependemos de recursos dos governos para manter a cidade sempre organizada. As dificuldades existem como em qualquer outro município. O turismo religioso trouxe grandes responsabilidades, mas também abriu portas, a exemplo disso, temos a economia do nosso município estável, onde o comércio consegue se manter”, assinala o prefeito Dr. Célio Pinto de Carvalho.

A secretaria de Turismo do município comprova o crescimento do setor através de estatística. Em 2011 a cidade recebeu 50 mil romeiros a mais que no ano passado. Para este ano a expectativa é ainda maior, se for seguida a projeção do mês de janeiro. Peres acrescenta que “ainda temos as festas tradicionais, mas já observamos que em janeiro recebemos mais romeiros que no mesmo período do ano passado”.

Outros acontecimentos que fazem parte deste evento religioso que já se tornou tradição e está no calendário do município são: Dance Music, missa com procissão luminosa seguida de queima de fogos e Moto Passeio Santa Rita de Cássia, promovido por uma equipe de motoqueiros de Jandaia do Sul. “Além das festas religiosas, existem outros eventos que também se tornaram tradicionais e atraem centenas de pessoas, como o Rodeio dos Campeões da APMI e a Caminhada Internacional na Natureza.”, ressalta a secretária de Turismo e Meio Ambiente, Claudia Moreira da Silva.

Festa da Padroeira

De acordo com a assessoria de comunicação do Santuário Santa Rita de Cássia, os preparativos para a festa da padroeira estão a todo vapor. A programação religiosa deve ocorrer de 13 a 22 de maio e o tradicional leilão de gado está previsto para ocorrer no dia 27. Além de todo o tradicionalismo, os organizadores adiantam que, como todos os anos, estão preparando surpresas para os romeiros.

Fonte: Onorteonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário