quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Médico de Apucarana receita benzedeira para paciente

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana está investigando uma denúncia de conduta profissional irregular contra o médico Kazuhiko Yamamoto. O pediatra e ex-chefe da 16ª Regional de Saúde teria orientado a família de uma paciente a procurar um tratamento espiritual, após avaliar uma adolescente de 12 anos.
A consulta foi realizada há uma semana na unidade básica de Saúde do Núcleo Dom Romeu Alberti. Segundo a família, que prefere não ser identificada para preservar a paciente, a jovem começou a passar mal e apresentar um quadro convulsivo.
Levada pelos pais à unidade de saúde do bairro, o médico teria sugerido que eles procurassem uma benzedeira. A família não gostou. “Ele examinou ela, me disse que o caso não era para medicina e me deu o endereço de uma pessoa, que seria uma benzedeira, ou espírita. Se esta pessoa não resolvesse, era para eu procurar um psiquiatra”, contou a mãe da menina.
Ontem, a reportagem da Tribuna conseguiu falar com o médico Kazuhiko Yamamoto. Ele disse que a mãe da menina é quem teria sugestionado procurar auxílio espiritual. “Eu primeiro indiquei que fosse encaminhada para um psiquiatra com urgência, tenho isto por escrito na contra referência que fiz”, disse Yamamoto.
“Depois disso a mãe ventilou a possibilidade de procurar estas pessoas (benzedeira) e, na conversa, acabei indicando uma mulher. Mas porque ela sugeriu. Quem sou eu para falar de religiosidade de alguém?”, relata o médico.
De acordo com ele, a menina aparentava sintomas transtornos mentais. “Ela estava tão alterada psicologicamente que via outra criança na parede”, afirmou.
Ontem a secretária de Saúde, Cláudia Romagnoli, disse que vai conversar com o médico.

Fonte: Tn Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário