quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Paulo Henrique Amorim é condenado por racismo contra jornalista

O jornalista Paulo Henrique Amorim, da TV Record, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Brasília a pagar multa de R$ 30 mil e se retratar ao colega de profissão da TV Globo, Heraldo Pereira, por ter feito declarações consideradas racistas e ofensivas. No seu blog Conversa Afiada, Amorim afirmou que Heraldo era "negro de alma branca", além de insinuar que o colega seria empregado do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Amorim deverá seguir uma determinação, resultado de uma audiência de conciliação no último dia 15, e, no limite de 20 dias, "publicar nos jornais Correio Braziliense e Folha de S. Paulo, nos cadernos de política, economia ou variedades" um texto intitulado "Retratação de Paulo Henrique Amorim Concernente à Ação 010.01.1.043464-9".

Além disso, nos jornais, Paulo Henrique Amorim vai ter que assinar um texto afirmando "que reconhece Heraldo Pereira como jornalista de mérito e ético; que Heraldo Pereira nunca foi empregado de Gilmar Mendes; que apesar de convidado pelo Supremo Tribunal Federal, Heraldo Pereira não aceitou participar do Conselho Estratégico da TV Justiça; que, como repórter, Heraldo Pereira não é e nunca foi submisso a quaisquer autoridades; que o jornalista Heraldo Pereira não faz bico na Globo, mas é empregado de destaque da Rede Globo; que a expressão 'negro de alma branca' foi dita num momento de infelicidade, do qual se retrata, e não quis ofender a moral do jornalista Heraldo Pereira ou atingir a conotação de 'racismo'".

O jornalista da TV Record também deverá retirar o texto de seu blog e publicar a retratação, além de doar R$ 30 mil, dividos em 6 parcelas, a uma instituição de caridade à escolha Heraldo Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário