segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Um Brasileiro no Vaticano

Bento XVI nomeia Dom João Braz de Aviz a cardeal

O papa Bento XVI nomeou neste sábado (18) 22 novos cardeais. Entre eles, o arcebispo emérito de Brasília, Dom João Braz de Aviz. Com um ritual simplificado, nem por isso menos intenso, Bento XVI recebeu os seus escolhidos na basílica vaticana. O papa repetiu a formula em latim para 22 novos cardeais, entre eles o catarinense Dom João Braz de Aviz, de 64 anos, que foi arcebispo de Maringá e Brasília. Único latino americano a receber o titulo de cardeal, Dom João de Aviz ganhou o chapéu eclesiástico e o anel de bento XVI. Desde o ano passado, é o brasileiro com o mais alto cargo no Vaticano, o de prefeito da congregação para os institutos de vida consagrada e apostólica. Sorridente, participou do abraço aos cardeais. O papa, ao reconhecer que não é fácil renunciar à lógica do poder e da gloria, pediu fidelidade e coragem. Pareceu uma discreta referencia aos últimos acontecimentos dentro da cúpula da igreja, em que sumiram documentos importantes e há suspeitas de traição. "Eu ouvi três palavras do santo padre que são muito importantes: buscar o testemunho, buscar a transparência e tratar as pessoas como um pastor trata as suas ovelhas.com a amor e misericórdia. Aquilo que não está correto precisa cair, aquilo que está correto precisa que seja amado e levado à frente", afirmou o cardeal da igreja João Braz de Aviz. Dom João Braz, que já era conselheiro de Bento XVI, entra agora para um dos grupos mais exclusivos do mundo: o dos eleitores do papa. Dos 22 cardeais criados neste sábado, 18 tem menos de 80 anos por isso poderão votar num eventual conclave. O Brasil tem agora 10 cardeais da igreja. Seis com direito a voto. Para representar o Brasil na cerimônia de nomeação de D. João Braz de Aviz, a presidente Dilma Rousseff enviou para o Vaticano o seu secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que é católico fervoroso. Dom João faz questão de dizer que é Borrazópolis, na cidade, o pai dele tinha um açougue que funcionava no local onde hoje está loja Veste Bem, ao lado da Casa Dias. Nos fundos, na residência onde morava o ex-vereador Gaspar Reis, era também a casa da família aviz.
QUEM É DOM JOÃO DE AVIZ- (Borrazópolis, Apucarana, Ivaiporã, Londrina, Ponta Grossa são algumas das cidades por onde ele passou)
Dom João foi um dos oito filhos de João Avelino de Aviz e de Juliana Hacke de Aviz (e tio da professora Marli Hach, foto ao lado). Durante a sua infância, com a família, se instalou na cidade de Borrazópolis. Com a idade de onze anos, aos 21 de abril de 1958, ingressou no Seminário São Pio X, dos padres do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras, na cidade de Assis, interior de São Paulo, onde estudavam os seminaristas menores da Diocese de Londrina. Em 1964 a cidade de Borrazópolis passou a integrar a nova diocese de Apucarana e também o jovem seminarista. Estudou Filosofia na cidade de Curitiba no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos e na cidade de Palmas, interior do Paraná. Concluida a Filosofia seguiu para Roma onde cursou a faculdade de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Retornando ao Brasil foi ordenado padre por Dom Romeu Alberti na Catedral de Apucarana aos 26 de novembro de 1972. Durante seu sacerdócio exerceu alguns encargos pastorais: pároco de algumas paróquias; diretor espiritual e reitor do Seminário Maior de Apucarana(em 1984 e 1985) e de Londrina (em 1986 a 1988); diretor espiritual do Seminário do Ipiranga, em São Paulo; foi membro do Conselho de Presbíteros, do Colégio de Consultores e Coordenador geral de pastoral da Diocese de Apucarana. De 1989 a 1992 fez o doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma. Nos anos de 1992 a 1994 reitor e professor de Teologia Dogmática no Instituto Paulo VI de Londrina e pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana.



Fonte: Blog do Berimbau

Nenhum comentário:

Postar um comentário