segunda-feira, 30 de abril de 2012

Coluna Social – Aniversário de Moacir Cassemiro de Borrazópolis



Hoje dia 30 de abril é aniversário do Moacir Cassemiro de Borrazópolis.

Os parabéns de todos os amigos e em especial da namorada Larissa desejando felicidades.

Calça de Silvio Santos cai durante programa

O apresentador Silvio Santos fez a sua equipe e a plateia morrerem de rir durante a gravação da edição de amanhã (29) do seu programa. Tudo graças ao acaso, que lhe pregou uma peça fazendo suas calças caírem.

De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, do F5, o suspensório do animador se rompeu e a roupa, que estava folgada, acabou arriando. Enquanto tentava contornar a vexatória situação, o ''Patrão'' precisou lidar com as gargalhadas que vinham de todas as partes dentro do estúdio do SBT. O assistente de palco Liminha era um dos mais animados com a gafe.

Após trocar de calças no camarim, Sílvio voltou com o seu bom humor inabalado. Assim que os trabalhos foram retomados, ele pediu à produção para não cortar as imagens do ocorrido, que serão exibidas neste domingo.

Aconteceu em Apucarana - Rapaz troca carro por duas pedras de crack

Uma ocorrência policial um tanto quanto incomum foi registrada pela Polícia Militar (PM) de Apucarana no final de semana. Totalmente dominado pelo vício, um rapaz deu o próprio carro a um traficante em troca de duas pedras de crack.

De acordo com relatório divulgado pelo 10º BPM nesta segunda-feira (30), L.M.B., de 23 anos, foi até a Praça Interventor Manoel Ribas (Redondo), no centro da cidade, onde teria encontrado um conhecido traficante de Apucarana.

Depois de consumir duas pedras de crack e não ter dinheiro para pagá-las, L.M.B. contou à PM que foi obrigado a deixar seu veículo - o GM Corsa verde, ano 96, placas AGK 0711/Apucarana - como forma de pagamento.

Transtornado após passar o efeito da droga, o rapaz manteve contato com a Polícia Militar, que registrou boletim de ocorrência para futuras investigações. A PM ainda não informou se o carro do dependente químico já foi recuperado.


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Borrazópolis - Internautas fazem campanha no Facebook

Internautas fazem campanha no Facebook para homenagear o professor José Batista Santana, conhecido como "DÉ" de Borrazópolis


Borrazópolis - Ordenação do Padre MArcelo Rodrigues Ocanha

O Padre Marcelo Rodrigues Ocanha deve ser ordenado neste Sabado 28 de Abril Ele que também é filho de Borrazópolis, e tem sua Família e Raízes na cidade. Foi criado na região do Bairro Paulo Quisner, Marcelo foi para o seminário outras vezes e havia desistido, mas viu que sua missão era mesmo ser Padre, e levar a Palavra de Deus, evangelizando as pessoas... Será no Dia 28 de Abril, ás 18 Horas, na Igreja Matriz Imaculada Conceição. É uma alegria para a Comunidade Católica Borrazopolense, ter mais um Padre filho de nossa Cidade!

Policia realiza operação “Bate Grade” na cadeia de São João do Ivaí

Na tarde de ontem quinta-feira (26) a Policia Civil com apoio da Policia Militar, realizou mais uma operação “Bate Grade” na cadeia pública. Durante a operação foram localizados no interior das celas, duas cerras para cortar ferro, uma bateria e um carregador de celular, vários cachimbos para uso de drogas, várias “estoques” arma feita de ponta de ferro e vários aparelhos eletrônicos como Rádios, TVs, Dvds e um Vídeo Game, e outros itens; todos os objetos foram apreendidos durante esta operação que demorou aproximadamente duas horas.

Bailão da 3º Idade em Lidianópolis


Nesta sexta feira dia 27 de abril, haverá bailão do grupo da melhor idade de Lidianópolis/Pr.
local: Centro de Evento Nelson Lourênço.
Inicio: 13:00 horas.
Entrada: Franca.
Convite e Animação: Edivaldo Viana e Cristina Nunes Maciel Sobreira.

TRE determina prazo de um mês para regularização do título de eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deu prazo até o dia 9 de maio para que eleitores com cadastro desatualizado ou com pendências façam a regularização. Aqueles que não realizaram o recadastramento e tiveram o título cancelado também tem um mês para cadastrar. Estes devem pagar uma multa de R$ 3,51, por conta do atraso.


Quem não regularizar a situação junto ao TRE até 150 dias antes dos pleitos municipais de outubro, serão impedidos de votar.

São João do Ivaí - Comunicado da Justiça Eleitoral


A Justiça Eleitoral de são João do Ivaí, comunica que neste sábado dia 28 estará de plantão das 09h00 as 13h00, e na terça-feira dia 01 feriado das 09h00 as 18h00, para regularização de titulo eleitoral, comunicando que agora esta atendendo em novo endereço ao lado da super creche.

Só lembrando que o prazo final para regularização de titulo eleitoral para votar neste ano se encerra dia 09 de maio.

Conforme a Lei 9.504/97, o fechamento do cadastro eleitoral, em todo Brasil, deve acontecer com antecedência de 150 dias das eleições.


Fonte: Blog do Roque

Coluna Social - Aniversário do Valdinei Del Grande, o "Di" da Rádio Nova Era

A Família Nova Era, da uma pausa neste dia 27 de abril, para comemorar o aniversário de um grande amigo, ele é Valdinei Del Grande, o conhecido “Di”, que é o gerente da emissora. Ele recebe os parabéns da esposa Simone, filhos Gustavo e Gabriel, e de todos os colegas de trabalho, o que na verdade é apenas uma retribuição a todo carinho, dedicação, responsabilidade, e pelo sucesso que tem proporcionado a mais cobiçada emissora AM do Paraná, a líder de audiência Rádio Nova Era. E tudo isso o credenciou a enfrentar um novo desafio, ou seja, aceitar a missão de representar um grupo político e se transformar num pré candidato ao cargo de Prefeito do Município de Borrazópolis. Desejamos boa sorte, um feliz aniversário, e que esta data possa se repetir por muitos e muitos anos.

Filme "Os Vingadores" chega aos cinemas

Quatro anos depois de “Homem de Ferro”, e após a sequência de “O Incrível Hulk”, “Thor” e “Capitão América”, “Os Vingadores” reúne, enfim, o time de super-heróis da Marvel no que promete ser a primeira explosão do verão americano.

Escrito e dirigido por Joss Whedon, criador de “Buffy - A Caça-Vampiros”, o filme junta poderes especiais de cada um na batalha contra Loki, o supervilão já conhecido em “Thor”.

Reunidos nos quadrinhos por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, o filme chega nesta sexta, dia 27, a mais de mil salas em todo o país.

O longa calibra toques de ação, humor, sensualidade e traz também um tanto de lição de moral.

O diretor Joss Whedon conseguiu equilibrar personagens fortes e carismáticos, impedindo que um ofusque o outro. Robert Downey Jr. até rouba uma ou outra cena com seu Homem de Ferro, mas a abordagem é coerente com o exibicionismo de seu próprio personagem.

Somando forças, os heróis têm por objetivo um dos maiores clichês do cinema: salvar a Terra de uma alienígena. Com uma sequência já confirmada, alguém duvida de que vão conseguir?

Coluna Social – Aniversário de Dani Garcia de Borrazópolis


Hoje dia 27 de abril é aniversário da Dani Garcia de Borrazópolis.

Ela recebe os parabéns dos pais Airton e Célia Garcia, irmã Fran e em especial do namorado Eder Clementino desejando felicidades.

Secretaria da Saúde do Paraná alerta sobre os riscos da hipertensão arterial

Verificar a pressão arterial regularmente e promover mudanças no estilo de vida são as únicas maneiras de evitar ou controlar a hipertensão arterial, doença silenciosa e que pode trazer sérias conseqüências. O alerta foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná nesta quinta-feira, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. De acordo com a secretaria, muitas pessoas não sabem que são hipertensas e, por isso, não realizam nenhum tipo de controle. O médico cardiologista André Ribeiro Langowski, alertou que para a doença ser descoberta, é fundamental medir a pressão arterial com freqüência. Existem múltiplos fatores que podem causar a hipertensão, como excesso de peso, sedentarismo, alimentação com consumo excessivo de sal, gorduras e açúcar e o consumo excessivo de álcool, como explicou o cardiologista. De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2010, 23,3% dos brasileiros tinham hipertensão arterial. O mesmo estudo apontou que 52,5% das pessoas com 55 anos sofriam da doença. No mundo todo, estima-se que a hipertensão seja responsável por mais de 7 milhões de mortes ao ano. Segundo a Divisão de Atenção ao Risco Cardiovascular da secretaria, a hipertensão arterial não tem cura e é um fator de risco importante para outras patologias. Se não for controlada, pode resultar em lesão de órgãos vitais, principalmente do cérebro, coração e rins, causando, respectivamente, acidente vascular cerebral infarto e doença renal. O acompanhamento da pressão deve ocorrer de forma constante e pode ser realizado em qualquer unidade de saúde.

Carreta de Marialva tomba em Borrazópolis

Carreta de Marialva tomba com Soja quando seguia com carga de Borrazópolis para Ponta Grossa

Motorista que aparece a direita da foto disse que nada sofreu

Na saída de Borrazópolis para Cruzmaltina, no local conhecido como Pedreira, entrada da Fazenda Araguaia, houve o tombamento de uma Bi-caçamba da empresa Transbrejeiro de Marialva. O motorista carregou na Agrícola Vassoler, de Borrazópolis, e seguia para Ponta Grossa, carregado com Soja. O condutor – Ulisses Sanches Lopes, de 24 anos, contou que um problema na quinta roda provocou o acidente. Houve apenas danos materiais e transtornos na rodovia. (Fotos JUNIOR DIAS- XIBABA)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CAPOTAMENTO PRÓXIMO A FAZENDA SANTA RITA EM KALORÉ

Nada de Mais grave aconteceu com o Jovem Diego de Borrazópolis apesar do Susto
NA Foto Diego e Flvávia Jardini
A Nossa Amiga Flávia Jardini, publicou em sua Página do FACEBOOK, a Foto do Jovem Diego de Borrazópolis, que passou por um “susto” durante a noite de ontem era por volta das 00:00 Horas quando voltava de Jandaia do Sul, e Acabou capotando o seu veiculo gol, ao desviar de um Buraco Próximo a Fazenda Santa Rita, entre Kaloré e Marumbi. Segundo Informações estava chovendo muito no momento em que aconteceu o acidente, além da neblina. (A Rodovia que se encontra também em situação critica). No Veiculo, quebrou o vidro traseiro, os laterais, no local havia muito Barro Também. O Seguro foi acionado, para as devidas Providências. O Jovem Diego, que é funcionário de uma Loteadora em Borrazópolis, e graças a Deus passa bem. Em sua Página, Flávia Jardini agradecendo pelo Fato de nada de Mais grave ter acontecido com o Jovem, divulgou uma foto com ele, que traz a seguinte mensagem: “Já não sei quantas vezes agradeci, mas agradecerei mais.. OBRIGADA DEUS por ter salvo o Diego ontem naquele acidente! Por ter me dado força para acalmá-lo pelo telefone, e por nos proteger todos os dias. Graças a ti Senhor ele está bem, apenas com um pouco de dor, mas saiu do capotamento sem nenhum arranhão. Eu tive medo, fiquei aflita, mas em nenhum momento deixei de confiar em ti meu Deus”.

Fonte: Blog do Wellyngton Jhnois

Ex - BBB Adriana Ribeiro em Jandaia do Sul

A Ex BBB 11 Adriana Ribeiro, estará nesse final de semana em Jandaia do Sul para gravação do comercial que será veiculado em rede nacional dos Colchões Ricatteli e também para sessão de fotos do catalogo 2012 dos colchões e estofados Ricatteli. Os irmãos empresários Eduardo, Reinaldo, e Silvio Moreno, juntamente com sócios Robson Pascoalini e Tiago Nochi ofereceram um coquetel para os convidados e imprensa. Os Estofados e Colchões Ricatteli proporcionam ao seu lar sofisticação e qualidade com o melhor preço.

Fonte: Jandaia online

Acidente entre carro e ônibus deixa 2 feridos em Jandaia do Sul

O acidente ocorreu em Jandaia do Sul por volta das 18:50 desta quarta-feira (25) e deixou feridas duas pessoas que estavam em um VW Gol.

O ônibus que transportava trabalhadores do depósito do Supermercado Cidade Canção cruzava a rodovia BR-376 quando foi atingido pelo Gol que trafega em sentido a Jandaia do Sul. O motorista do veículo, Jean Augusto Berti Mendonça, morador de Jandaia, ficou encarcerado no carro por aproximadamente 45 minutos. Equipes da Defesa Civil, SAMU, Viapar e Corpo de Bombeiros de Apucarana trabalharam no resgate da vítima. Os dois rapazes Jean, de 21 anos e Sérgio de 22, foram encaminhados ao Hospital da Providência em Apucarana.



Veja o video de Jandaia online

Detran Paraná notifica 36 mil motoristas que não pagaram multas de trânsito

O Detran, Departamento de Trânsito do Paraná, vai notificar, a partir da semana que vem, 36.616 motoristas paranaenses que não pagaram multas vencidas até dezembro de 2010. São 67 mil infrações, que somam um valor aproximado de 19 milhões de reais. Caso não sejam pagas, as multas serão executadas judicialmente, o que pode resultar em bloqueio de bens e acarretar consequências, como dificuldade de obtenção de crédito, por exemplo. De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o objetivo da multa é punir e educar os motoristas que desrespeitam as leis de trânsito. A inscrição das multas não pagas no Cadastro de Dívida Ativa é feita anualmente pelo Detran e representa a última oportunidade para que os devedores regularizem a situação antes da abertura de processo judicial. De acordo com o diretor Administrativo Financeiro do Detran, Ivaldo Patrício, só são inscritos no cadastro, os débitos dos devedores que já tiveram a oportunidade de defesa e esgotaram todos os recursos disponíveis nas esferas administrativas. O diretor disse ainda que todo o valor recolhido com as multas será destinado para melhorias de trânsito. No site www.detran.pr.gov.br, no menu Dívida Ativa, é possível consultar o extrato para saber se há débito inscrito e imprimir a guia de recolhimento para efetuar o pagamento. As dívidas não sofrem reajustes nesta fase. Já no caso de execução judicial, os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor mais reajuste de 0,5% ao ano sobre o valor da multa.

Mais de 1 milhão de paranaenses devem receber vacina contra gripe

Entre os dias 5 e 25 de maio o governo do estado pretende vacinar 1,3 milhão de pessoas contra gripe nas mais de 2 mil unidades de saúde. O número corresponde a 80% dos paranaenses considerados mais sujeitos a contrair a doença.

No grupo que está mais propício a contrair a gripe estão gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.

As vacinas são para proteger contra os três tipos de vírus mais comuns no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) sazonal e influenza B.

As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacinação deverão receber a vacina em duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira). Já as que receberam as doses na campanha passada e os demais grupos serão imunizados com apenas uma dose.

A imunização só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Cuidados:

• Higienize as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;

• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;

• Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);

• Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;

• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;

• Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;

• Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;

• Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;

• Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;

• Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.

Comunicado da Emater de Borrazópolis


A Emater de Borrazópolis está convocando todos os agricultores que se inscreverem no programa de aquisição de calcário. Para comparecerem no Escritório do Emater no próximo dia 08 de maio a partir das 8: 30 horas para tratar sobre a realização da distribuição.

É obrigatório a presença de todos os inscritos.

Casa Própria - Caixa Econômica baixa juros

Em meio à temporada de redução de juros dos grandes bancos brasileiros neste mês, a Caixa Econômica Federal avançou ontem, com a redução dos juros para aquisição da casa própria.


A queda é de 0,5 ponto percentual, o que, nessa linha de crédito, significa economia expressiva, pois os valores financiados são muito mais altos.


Hoje, a Caixa cobra juros de 5% a 8,16% ao ano nas linhas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para famílias com renda até R$ 5,4 mil, e entre 8,56% e 10,5% ao ano para imóveis para a classe média, com recursos da caderneta de poupança. O índice de atualização do saldo devedor é a Taxa Referencial de Juros (TR).

O presidente do banco, Jorge Hereda, afirmou que as novas taxas passarão a valer a partir do dia 4 de maio, quando começa o Feirão de Imóveis promovido pela instituição.

A Caixa não adiantou se as novas taxas serão válidas somente para os novos contratos ou se beneficiarão também os financiamentos que estão em andamento. Como são créditos de longo prazo, de 20 e 30 anos, o mutuário que já paga as prestações poderá pleitear, na Justiça, a nova condição oferecida.

2º Cavalgada Ecológica em São João do Ivaí

Coluna Social – Aniversário de Andrea Rodrigues de Faxinal


Hoje dia 26 de abril é aniversário da Andrea Rodrigues de Faxinal.

Recebe os parabéns de toda a família e amigos desejando felicidades.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CURSOS OFERTADOS PELO INSTITUTO FEDERAL TECNOLÓGICO DE IVAIPORÃ/PR.

CURSOS DE 200H – início 02/05/2012.
- Agricultura Familiar;
- Vestuário;
- Eletricista de Automóveis;
- Eletricista instalador predial de baixa tensão;
- Pedreiro de alvenaria;
- Preparador de derivados de leite;
- Programador WEB;

CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE – 1200H (SOMENTE P/ ALUNOS DO 2° ANO E EJA DO ENSINO MÉDIO).
- Técnico em Agroecologia
- Técnico em Agroindústria;
- Técnico em Eletrotécnica;
Obs: Para todos os cursos haverá Bolsa Auxílio no valor de R$120,00 mensais.
Maiores informações e inscrições até 25/04/2012 na Secretaria do Colégio Estadual D. Pedro I – Fone – 3473 11 44, na cidade de Lidianópolis/Pr.

Obs: Os interessados tem que ter 16 anos completos, RG e CPF(obrigatório).

Coluna Social – Aniversário de Jocasta Crislaine Biazotto


Hoje dia 25 de abril é aniversário da futura policial Jocasta Crislaine Biazotto.

Recebe os parabéns dos pais Clovis e Janete do noivo André, e dos Irmãos Patric e Marlon desejando felicidades.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Festa em Jardim Alegre

Festa em João Vieira

Google homenageia Gideon Sundback

Google surpreende mais uma vez seus usuários com um de seus criativos ‘doodles’. O homenageado da vez é o engenheiro sueco Gideon Sundback, inventor do zíper. Ao entrar na página principal do Google, o internauta irá se deparar com um grande zíper virtual, que pode ser deslizado pela tela, para abrir a página de pesquisa.

Gideon Sundback revolucionou a indústria do vestuário com a criação de um dispositivo de fixação para ser usado em botas femininas. A ideia para a criação de um fecho com base em dentes entrelaçados já circulava entre os engenheiros da época há mais de 20 anos, mas ninguém a tinha aperfeiçoado.

Sundback inovou ao colocar uma covinha no lado de baixo de cada dente e um bico na parte superior que se encaixava de forma segura no interior da ondulação do dente acima dela. Além disso, ele também criou a máquina para a fabricação do novo modelo de zíper.

Otto Fredrik Gideon Sundbäck nasceu em 24 de abril de 1880, na cidade de Smaland, na Suécia. Filho de um fazendeiro bem sucedido, foi estudar engenharia na Alemanha. Em 1905, emigrou para os Estados Unidos.

O engenheiro deu entrada no pedido de patente em 1914, porém a invenção de Sunback só foi reconhecida em 1917. Somente no ano de 1923, é que o industrial Benjamin Goodrich chamou de zíper a crianção de Gideon.

Inicialmente o modelo de zíper proposto por ele era um substituto para os ganchos e presilhas presentes nas botas femininas. Duas décadas depois o item tornou-se popular nas calças e vestidos.

Concurso Gatas da Indy 2012


A Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé também será lugar de mulheres bonitas. Os fãs da categoria podem eleger sua musa no concurso Gatas da Indy 2012, em que 12 garotas que amam velocidade disputam o posto de mais bela da corrida em São Paulo.

Para votar, mande um sms com a palavra WEB + NOME DA GATA + 72260. Não perca: nos próximos dias você conhecerá as candidatas em ensaios exclusivos! O serviço está disponível para as operadoras Amazônia celular, Brasil Telecom, Claro, Oi, Tim e Vivo. Serviço tarifado: R$ 0,31 + impostos por mensagem.

A Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, quarta etapa da categoria, acontece no dia 29 de abril nas ruas e no sambódromo de São Paulo. Os ingressos já estão à venda no site da Live Pass. Clique aqui para comprar.

Clica aqui e Saiba mais

Concurso Publico para Apucarana e Faxinal

Apucarana

A Câmara de Vereadores de Apucarana abriu nesta segunda-feira (23) as inscrições para o concurso público que preenche 19 vagas em diversas áreas. O prazo vai até 7 de maio no site da KLC, organizadora do concurso. A taxa varia de R$ 30 a R$ 100.

Em nível superior, as vagas são para advogado, contador e jornalista. Já em nível médio, as vagas são para adjunto legislativo, escriturário legislativo, operador de audiovisual e taquigrafia parlamentar.

Para nível fundamental, as oportunidades são para auxiliar de manutenção, copeiro, motorista, recepcionista, telefonista, vigia e zelador. A remuneração varia de R$ 894,30 e R$ 2.550,61.

A prova será aplicada no dia 27 de maio, em locais e horários a serem divulgados em edital.

Faxinal

A Prefeitura de Faxinal abriu 26 vagas em concurso, com inscrições até 3 de maio no site da Consesp. A taxa varia de R$ 30 a R$ 60, e os salários variam de R$ 622 a R$ 3.126.

As oportunidades são na área da saúde. Em nível superior, a oportunidade é para enfermeiro do SAMU. Já para nível médio, há vagas para auxiliar de consultório dentário, Auxiliar de Enfermagem, e Técnico de Enfermagem. No nível fundamental, há vagas para agente comunitário de saúde e motorista do SAMU.

Namorado de Babi Rossi também raspa cabeça em apoio à Panicat

Depois de ter raspado a cabeça ao vivo durante o programa "Pânico", a panicat Babi Rossi mostrou que ganhou um apoio daqueles para o novo look. Ela publicou uma imagem na rede social Instagram, na tarde de segunda, 23, em que aparece ao lado do namorado, Maiko, que também aderiu a careca em apoio à namorada. "Eu e meu namo... Ele também raspou o cabelo... kkkk Casal moderno!" escreveu na legenda da imagem.

Pouco depois, a panicat voltou a falar com seus seguidores no Twitter. "Boa tarde amores!Se vcs soubesse como estou feliz pelo apoio q vcs estão me dando.. Muito massa mesmo! Na academia,1 treino com a careca kkk"

Coluna Social – Aniversário do Clever Haian Becalhi Trida de Borrazópolis



Hoje dia 24 de abril é aniversário do Clever Haian Becalhi Trida da cidade de Borrazópolis.

Recebe os parabéns de toda a família e amigos e em especial da namorada Jéssica Ribeiro desejando felicidades.

Atriz de bollywood é seqüestrada e decapitada por colegas de filme

A atriz de Bollywood Meenakshi Thapar, de 26 anos, foi sequestrada e morta por decapitação por dois colegas atores que trabalharam junto com ela, segundo a imprensa britânica.

Segundo o jornal "Telegraph" os atores Amit Jaiswal e Preeti Surin, que têm um envolvimento amoroso, são suspeitos do crime.

Eles trabalharam juntos no filme "Heroine".

O casal teria planejado sequestrar Thapar após ela ter falado que sua família era rica e poderosa na cidade de Dehar Dun, no norte da Índia.

Eles teriam convidado a vítima para visitar a cidade de Gorakhpur, onde ela foi tomada refém.

Os dois teriam então pedido o equivalente a US$ 29 mil à família de Thapar, ameaçando que a forçariam a participar de filmes de pornografia se o dinheiro não fosse entregue.

A mãe de Thapar teria pago parte do dinheiro (US$ 1.200), mas a filha acabou sendo morto depois disso.

A polícia surpreendeu os suspeitos em posse de documentos da vítima, e eles acabaram confessando, segundo o "Telegraph".

Os policiais encontraram o torso da vítima, mas não sua cabeça.

Cândido de Abreu - Aldeia Indígena Faxinal comemora o dia do Índio

Aconteceu no município de Cândido de Abreu no ultimo dia 19 de Abril uma grande festa na Aldeia Indígena Faxinal, em comemoração ao dia do Índio. O evento foi organizado pelos professores e funcionários do Colégio Estadual Indígena Professor Sérgio Krigrivaja Lucas, funcionários da saúde que atuam na aldeia, o representante da FUNAI Maikon Moura, o Cacique Sebastião Fojinh Luca e toda a comunidade indígena. No início do dia aconteceu uma celebração de ação de graças no pátio do colégio presidida pelo padre Jair, pároco de Cândido de Abreu, logo após iniciaram as apresentações artísticas de danças culturais e indígenas. Aconteceu também um desfile, onde foram escolhidas as garotas indígenas, cujas as candidatas eleitas foram Franciele do 3º série do Ensino Médio e Fabiana do 3º ano do Ensino Fundamental. As apresentações forma organizadas pelas professoras Elizangela e Flaviane e pelo professor Adevanil que fez uma belíssima apresentação de dança indígena, em seguida houve o pronunciamento das autoridades e então foi servido o almoço para toda a comunidade. A tarde teve uma partida de futebol suíço, onde o time da casa venceu o time da aldeia de Marrecas. A noite teve uma bailão no salão de danças animado pelo grupo Os Ventanas. Outras aldeias vieram prestigiar a festa indígena: aldeia de Ortigueira com o cacique Marcos Pires, aldeia de Marrecas com o cacique Otávio dos Santos, aldeia de Apucaraninha com o cacique Moises.

Repórter é ferroada por abelhas em Campo Mourão

Cavalgada em Jardim Alegre

segunda-feira, 23 de abril de 2012

SÃO PEDRO DO IVAÍ - Vai recebe a etapa regional do 59º Jep´s


Nexta sexta-feira (27) acontece em São Pedro do Ivaí, a abertura do 59º Jep’s estapa regional às 19h00, no Ginásio de Esportes Secção. A competição deve mobilizar duas mil pessoas entre atletas e dirigentes de 45 escolas e colégios das redes pública e particular de ensino, além de 11 estabelecimentos com portadores de necessidades educacionais especiais dos municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.

A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri ressaltou a importância do evento no município e enalteceu o trabalho dos professores de Educação Física na formação do cidadão. “O esporte é uma das ferramentas para tirar os jovens do vício das bebidas, drogas e ociosidade”, declarou.

Já o diretor de esportes, Adenilson Gregório, reiterou que São Pedro do Ivaí está pronto e empenhado em receber todos os atletas e dirigentes que fazem parte da maior competição estudantil do Estado.

A fase regional dos Jep’s vai acontecer até o dia 3 de maio e classifica os campeões das modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, tênis de mesa e xadrez para a macro regional, que acontece entre 5 e 10 de junho, com a inclusão do vôlei de praia.

O futebol, que tem uma história consolidada nos Jeps, a partir deste ano, passa a acontecer num campeonato à parte, que será disputado em setembro, nos naipes masculino e feminino, em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e o Projeto Piá Bom de Bola. Alunos de 12 a 14 anos jogam a divisão B, enquanto os de 15 a 17 formam a divisão A.

Fonte: Blog do Roque

Esporte - Borrazopolense conquista a 3º colocação no Campeonato de Karatê

A jovem Gabriela Motta de Borrazópolis conquistou, desta vez a terceira colocação no Campeonato Sul Brasileiro de Karatê Inter Estilos, representando o Paraná. O evento aconteceu no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, no dias 21 e 22 de abril de 2012. Na foto, a esquerda, Professor Gilberto, de Borrazópolis, a medalista Gabriela e Andressa de Toledo que também estava representando o Paraná.


BORRAZÓPOLIS – Padre Valdecir é convidado pela CNBB

O Padre Valdecir Ferreira, que é atual Reitor do Seminário de Apucarana, e que foi ordenado há 4 anos em Borrazópolis, acaba de aceitar o convite para desenvolver um trabalho como Assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB- Confederação dos Bispos do Brasil. O Próprio padre conversou com o repórter Berimbau da Rádio Nova Era e falou da honra de ser indicado entre tantos outros religiosos.

Conheça as lendas do Vale do Ivaí - Série Antiga Civilização do Vale do Ivaí as lendas e o extermínio dos povos

O TN Online exibe uma série de reportagens especiais sobre os povos antigos que habitaram o Vale do Ivaí. Na primeira reportagem, você conheceu o povoado jesuíta de Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix. Na segunda reportagem, falamos sobre o Caminho do Peabiru, uma estrada construída pelos índios há mais de mil anos, que ligava o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico e que passa pelo Vale do Ivaí.

Hoje, na última reportagem da série, você vai conhecer algumas lendas que cercavam os índios e jesuítas que viviam à margem do Rio Ivaí nos idos do século XVI e também como os índios foram exterminados e os jesuítas espanhóis expulsos dessas terras.

No século XVI repercurtiu pela Europa a descoberta de uma estrada de uma trilha pavimentada construída há centenas de anos, que cortava a América do Sul. O Caminho do Peabiru passou a ser um ponto de referência. As pessoas que falavam sobre o Peabiru declaravam bastante misticismo sobre a famosa trilha.

O Caminho do Peabiru chegou a ser comparado com o Caminho de Santiago de Compostela. Alguns historiadores afirmam inclusive que ambas as trilhas teriam alguma ligação direta.

Os índios que habitavam os arredores do Caminho do Peabiru praticavam uma religião em comunhão com a natureza. Várias lendas alimentavam as tradições e crendices dos indígenas.

Uma das principais histórias que os indígenas contavam era a de Pai Zumé; um homem que teria aparecido há mais de mil anos portando uma cruz e que cruzou o território sulamericano pregando e profetizando. Pai Zumé era uma figura de culto imenso dos indígenas.

A lenda de Pai Zumé era contada principalmente pelos povos que habitavam as áreas do atual Estado do Paraná e o Paraguai.

No ano de 1639, o jesuíta Antonio Ruiz de Montoya disse “a doutrina que eu agora vos prego, perdê-la-ei com o tempo. Mas, quando depois de muitos tempos, vierem uns sacerdotes sucessores meus, que trouxerem cruzes como eu trago, ouvirão os vossos descedentes essa doutrina". O padre Antonio Ruiz percorreu todo o sertão paraguaio e interior do Paraná.

Munido de sua cruz, o jesuíta seguia os passos orientado pela história centenária de Pai Zumé. O padre Antonio Ruiz acreditava que Pai Zumé era na verdade o apóstolo Tomé, aquele que pediu para Jesus Cristo mostrar suas marcas diante da crucificação.

A lenda de Pai Zumé foi também um dos fatores primordiais na catequização e domesticação dos índios pelos jesuítas. Segundo a lenda, Pai Zumé dizia que algum dia, chegariam sacerdotes, portando uma cruz e que estes os conduziria à terra sem mal.

Diante de uma profecia assim, os jesuítas foram bem aceitos nas aldeias em que prevalecia a lenda de Pai Zumé. Isso explica o fato de várias etnias não terem sido domesticadas naquela época.

Os índios acreditavam também que o Caminho do Peabiru, se seguido até o fim, conduziria a um nirvana; uma terra sem mal, onde a vida é eterna. Há historiadores que afirmam que o Estado do Paraná era tido como uma espécie de paraíso, uma terra digna.

A procura pela terra sem mal foi outro fator que levou ao êxito a missão dos jesuítas. Já que, segundo a religião católica, aqueles que seguem os passos de Cristo aqui na Terra são conduzidos para o reino dos céus na posterioridade.

Os jesuítas fizeram uma verdadeira revolução nas aldeias. Implantaram a religião católica, ensinaram técnicas agrícolas, artes plásticas, e implantaram uma nova política de organização. Os padres nunca procuraram dar ordens diretas aos índios, procurando sempre persuadí-los para manter o controle social.

Ainda no século XVI, os jesuítas já haviam construído reduções por toda a região Sul. A esta altura, as reduções não eram apenas povoados de espanhóis e indígenas. Eram verdadeiros centros econômicos e culturais.

As reduções foram um sistema que deu tão certo, que logo os jesuítas passaram a se organizar e a planejar um novo Estado. A República Guarani, como era chamada, articulava sua independência da Espanha e de Portugal, já que os padres jesuítas tinham que se curvar diante de ambas as coroas.

Percebendo a movimentação política na região, Portugal e Espanha decidem declarar guerra aos separatistas da República Guarani; por determinação do rei, passaram a se formar as bandeiras. Grupos armados que desbravavam o mato, escravizavam indígenas e exterminavam os espanhóis.

Logo no início das bandeiras, a povoação do Vale do Ivaí foi atacada por Manoel Raposo Tavares e seus bandeirantes. No ano de 1632.

Ao serem expulsos, os índios marcharam pela margem do rio Ivaí, atravessaram o Oeste e foram se instalar na outra margem do rio Iguaçu, no território do Paraguai. Os indígenas não tinham forças para resistir ao homem branco, já que além de ter modificado sua cultura, os jesuítas não possuíam nenhum projeto de defesa militar.

A povoação de Vila Rica do Espírito Santo reconstruiu-se por mais 5 vezes e foi atacada pelos bandeirantes, vindo depois a se instalar no Paraguai e formar o que hoje é o município de Villa Rica Del Espiritu Santu, na província de Assunção.

O Caminho do Peabiru ainda permanece em alguns pontos do Vale do Ivaí; contando uma história milenar, escondida diante dos pés vermelhos que hoje habitam a região.

Fonte: TNonline

Pânico na Band – Panicat Babi Rossi fica careca

A panicat Babi Rossi chocou muita gente neste domingo ao raspar a cabeça ao vivo durante o “Pânico na Band”. Logo no início da atração, a loira foi desafiada por Emilio Surita para escolher entre ficar igual ao Marcelo Tas ou adotar o visual de Neymar.

Depois de muitos questionamentos, a panicat deu seu decreto: “Se para mudar raspa logo tudo”, disse. Sem ter tempo nem de respirar e repensar sua escolha, Babi já viu suas belas madeixas caindo pelo ombro.

Ainda sem ter caído a ficha, Babi disse que nem ela mesmo esperava isso. ”Nunca achei que seria tão corajosa, mas acho que esse é o espírito do programa, me deixaram muito à vontade para eu fazer o que quisesse, e eu sou assim: me entregou mesmo ao trabalho, àquilo que me proponho a fazer”, declarou ela enquanto se olha no espelho.

Segundo a beldade, ela sempre teve o cabelo comprido e o que é pior: tem mania de mexer nos fios o tempo todo. “É muito estranho passar a mão e ver que não tem nada, mas cabelo cresce. Eu fico pensando nas mulheres que têm câncer e raspam o cabelo, o quanto é dolorido, porque mulher é vaidosa, não tem jeito. Então foi uma forma também de homenageá-las”, declarou.

A mãe da panicat, que sempre a acompanha em suas vindas à emissora, dessa vez não estava lá para dar o apoio para a filha. “Minha mãe nem sabe ainda. Aliás, ninguém sabia. Dei uma olhada no meu celular e tem muitas mensagens de amigos falando que estou linda, que eu sou louca, várias coisas. Mas logo, logo estarei com meu cabelo de volta”.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

48º Aniversário de Rio Bom

Começa em maio primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento promove do dia 1º ao dia 31 do mês que vem a primeira etapa da campanha anual de vacinação contra febre aftosa. A expectativa é que sejam imunizadas cerca de 4 milhões e 300 mil cabeças, o que corresponde a 45% do rebanho total de 9 milhões e 500 mil animais. O responsável pela Área de Febre Aftosa da secretaria, Valter Ribeirete, explicou que devem ser vacinados somente bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade, inclusive os recém-nascidos. O Paraná é considerado área livre de febre aftosa com vacinação desde o ano 2000. A manutenção desse status e o alcance de novas conquistas dependem, entre outras medidas, de altos índices de vacinação nas campanhas de maio e novembro. De acordo com Valter Ribeirete, o produtor que não vacinar os animais será multado. Valter Ribeirete destacou que a vacinação dos animais deve ser comprovada pelos produtores, mediante entrega da nota fiscal de compra da vacina e do formulário do comprovante nas unidades veterinárias da Secretaria da Agricultura, até 31 de maio. As notas fiscais e comprovantes são fornecidos nas revendas de vacinas. Mesmo que não possua bovinos ou búfalos com até 24 meses de idade, o produtor deve prestar informações sobre o rebanho numa unidade veterinária da Secretaria da Agricultura. Os produtores que têm poucas cabeças de gado na propriedade podem se associar aos vizinhos para compra conjunta da vacina, mas a comprovação deve ser individual, conforme informou a Defesa Sanitária Animal da Secretaria. Com as recentes ocorrências da febre aftosa no Paraguai, a preocupação de evitar a entrada do vírus aumentou. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Secretaria da Agricultura, reforçou a vigilância nas fronteiras, com apoio do Exército. Durante a operação, realizada em Foz do Iguaçu, Santa Helena e Guaira, todos os carros e caminhões passaram por inspeção e desinfecção. Paralelamente foi ampliada e reforçada a fiscalização volante nos municípios localizados ao longo da fronteira com o Paraguai e com a Argentina, com operações conjuntas do Exército, Polícia Federal e Polícia Militar. O Paraguai não registrou novos casos nos últimos meses, mas, de acordo com a Secretaria da Agricultura, é importante manter os cuidados para evitar a entrada do vírus no Brasil. A secretaria orienta produtores e a sociedade em geral a denunciar o ingresso clandestino de animais, para garantir a proteção dos rebanhos locais.