quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sinal da Globo em Ivaiporã terá mais qualidade

Nos próximos dias, os moradores de Ivaiporã e Jardim Alegre poderão sintonizar o sinal da TV Cultura, afiliada da Rede Globo e integrante da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), com muito mais qualidade, porque será liberado o sinal da nova repetidora da emissora, instalada na cobertura do Hotel Vilhar, em Ivaiporã.
Segundo o técnico em manutenção da TV Cultura, Júlio Medeiros, o novo retransmissor terá uma potência de 250 watts contra 100 watts do retransmissor atual, o que também deve possibilitar uma abrangência maior.
Na próxima semana, provavelmente na quarta ou quinta-feira, uma equipe da RPC estará em Ivaiporã, fazendo as medições percorrendo o município com um carro especial, que faz a análise da qualidade do sinal.
Se o resultado for satisfatório, a liberação da frequência deverá ser autorizada.
Ele não soube informar precisamente a área de abrangência do sinal, mas, garante que a área urbana de Ivaiporã e o município de Jardim Alegre terão um sinal com boa qualidade. Inclusive, nos locais onde não houve nenhum tipo de obstáculo, o sinal da Rede Globo pegará com a antena interna da TV.
Para aqueles que têm a antena externa, bastará direcioná-la para o Hotel Vilhar, que o sinal entrará com uma excelente qualidade.
Atualmente, o sinal da TV Cultura é transmitido através de uma torre instalada na localidade de Ouro Verde e retransmitido para Ivaiporã, mas, em função da distância e do relevo do município, a captação das imagens é bem complicada.
O antigo ponto continuará recebendo as imagens recebidas de Maringá, mas, as emitirá noutra frequência para a torre no Hotel Vilhar, que ficará encarregada de distribuir para o restante do município.
A Globo continuará sendo sintonizada no canal 35 do UHF.
Existe a possibilidade de ser marcada uma data para a inauguração do novo transmissor, mas não foi definida.
Medeiros contou que a estrutura colocada em Ivaiporã – torre e cabos – está preparada para receber o sinal digital, quando houver a liberação do Ministério das Comunicações – sem data prevista.
Segundo ele, a captura do sinal digital poderá ser feita pela transmissora de Maringá, mas, dependerá da potência com que o sinal chegará a Ivaiporã. (Paraná Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário