domingo, 21 de fevereiro de 2010

O Dia em que Superman morreu


Este artigo é direcionado não só aos fãs do Superman e Smallville, mas a todos aqueles que querem conhecer um dos maiores fenômenos editoriais das histórias em quadrinhos: a morte do Superman, o super herói mais famoso de todos os tempos.

“Doomsday”, o episódio final da oitava temporada de Smallville, dividiu opiniões. Para alguns, o episódio foi perfeito e encerrou a temporada de forma sensacional. Para outros – e me incluo neste segundo grupo – o episódio deixou a desejar. Mas, um ponto foi unanimidade: o tão esperado confronto entre Clark Kent e o monstro Doomsday foi decepcionante. Em poucos minutos de luta, Kal-el e a besta trocam poucos golpes e a luta termina com a vitória do herói.

Justamente essa decepção foi minha inspiração para escrever este artigo. Quem acompanha a saga de Superman sabe que Doomsday não morreu ainda e um dia retornará, dessa vez ainda mais forte, para causar a morte do Homem de Aço. Esse sim será (ou foi, dependendo do ponto de vista) um embate sensacional entre os dois gigantes, que marcará para sempre a história do super herói.

A morte do Superman teve uma origem para lá de estranha. Tudo começou em Morte do Superman1992, nas histórias em quadrinhos. Nessa época, existiam 4 revistas mensais do Superman sendo publicadas simultaneamente. Na reunião anual para definir o rumo das histórias, a intenção era publicar, naquele ano, a história do casamento entre Lois e Clark. Mas, havia um problema: o seriado “Lois e Clark” estava em exibição e as revistas só poderiam realizar o casamento em sincronia com o seriado. A revolta e decepção dos roteiristas foi tão grande que eles resolveram então adotar a mais maluca das idéias: “Let’s just kill him!” (“Vamos matá-lo!”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário