Parece que o mundo vai acabar antes da menstruação? Você começa a ver problema em tudo? Fica deprimida e irritada? Não pense que é só com você, menina! Quer saber mais sobre esse problema? Conversamos com a Dra. Alessandra Fritsch que explicou tudinho sobre este mal que nos atinge. Confere aí.
O que é TPM?
A TPM, mais conhecida como síndrome pré-menstrual, é um distúrbio que afeta de forma negativa o físico e também o comportamento da mulher.
Por que e quando acontece?
A causa é desconhecida. Muitas hipóteses existem, mas nenhuma delas pode ser comprovada. Ela acontece no período que precede a menstruação, cerca de 10 dias antes, e desaparece após o início.
Sintomas
Depressão, falta de esperança, fraqueza, ansiedade, tensão, aumento de conflitos pessoais, diminuição do interesse pelas atividades de rotina, alteração do apetite, distúrbios do sono, dor de cabeça e sensação de inchaço. Tudo isso? Sim, é isso aí. Resumindo, gurias: não se preocupem se estiverem choronas demais, ansiosas para resolver certas coisas, se as brigas se tornarem mais frequentes com o namorado, se comerem mais que o normal, dormirem um pouco, perderem a vontade de ir a academia, se sentir mais “cheinhas”… são problemas normais de mulher!
Todas as mulheres têm?
Não. 90% apresentam os sintomas. De 20 a 40% sofrem de síndrome pré-menstrual e de 3 a 5% delas apresentam sintomas intensos. Fatores genéticos e culturais afetam nesta prevalência.
Há tratamento?
Vários. A TPM é uma doença de causa incerta e não proveniente da imaginação da mulher. Apoio médico, discussão e paciência são dicas. O tratamento consiste desde orientações dietéticas e hábitos saudáveis de vida até medicações como uso de anticoncepcionais, anti-inflamatórios e remédios para ansiedade.
Dicas para as meninas
Você pode tomar algumas medidas que poderão ajudar a controlar os sintomas da TPM: diminuir a gordura, o sal, o açúcar e a cafeína na alimentação é uma boa pedida. Portanto, livre-se dos fast-foods, dos doces (por mais que dê vontade) dos refrigerantes e do café pré-menstruação. Tudo isso ajuda a aliviar a tensão e não dá chance para a insônia ocorrer. Coma bastante cálcio, como iogurtes, e magnésio, como espinafre. Também, se você bebe socialmente, diminua a quantidade, faça exercícios físicos regulares e controle o estresse (quem sabe uma boa massagem relaxante não ajuda você?).
Dicas para os meninos
Não tem noção em como agir quando a namorada está na TPM? Comece evitando briguinhas bobas, implicâncias e críticas, já que a menina está muito mais sensível “naqueles dias”. Também não fique perguntando: “O que é que você tem? Está irritada? De TPM?”. Com certeza, assim você só vai mexer com ela ainda mais.
e para os casados, eles sabem muito bem do que estou falando.
muito cuidado com as muié..
Nenhum comentário:
Postar um comentário