quinta-feira, 24 de março de 2011

Google homenageia Houdini, o maior ilusionista de todos os tempos


Talvez o nome Ehrich Weiss não lhe seja familiar, mas certamente você conhece Harry Houdini. Houdini era o nome artístico de Ehrich Weiss, húngaro nascido em 24 de março de 1874 em Budapeste, capital da Hungria. O doodle do Google de hoje faz homenagem a ele.

Harry Houdini foi um dos mais famosos escapistas e ilusionistas da História. Enganar as pessoas é um ofício antigo. Nesse caso não há mal nenhum, pois engana-se os olhos e não traz prejuízo aos bolsos.

Houdini foi para os Estados Unidos com a família quando tinha quatro anos. Pobre, ele começou a trabalhar cedo. Foi perfurador de poços, fotógrafo, contorcionista, trapezista. Mas a habilidade dos truques de escapismo teve início quando ele trabalhou como ferreiro.

Um dia, Houdini tentou abrir um par de algemas cuja chave um policial perdera. Houdini tentou de todas as maneiras, porém sem sucesso. Foi então que ele teve a ideia de pinçar a fechadura para abri-la. Ele conseguiu e a maneira como o fez serviu de base para abrir todas as algemas que empregava em seus truques.

A partir daí, Houdini afinou suas habilidades e começou se apresentar como mágico. Ele se libertava de algemas, correntes e cadeados, dentro de caixas, de tanques com água ou sem água, etc. O mágico tinha a destreza de ficar por muito tempo embaixo d’água sem respirar.

Harry Houdini fez do palco sua vida. E foi nele que o mágico morreu. Ao apresentar-se em Montreal, no Canadá, exibindo a força que tinha no tórax, um boxeador amador, acreditando ser ele invencível, invadiu os bastidores e lhe desferiu golpes no abdômen. Os socos romperam o apêndice, e quase uma semana depois Houdini morreu num hospital de Detroit.

O mágico não trazia só alegrias com seus truques. Ele era odiado por desmascarar médiuns e pessoas que diziam ter poderes sobrenaturais.

A vida de Houdini virou filme (Houdini, o Homem Miraculoso, no Brasil). A película é datada de 1953 e foi dirigida por George Marshall.

No Brasil, Issao Imamura é considerado o maior ilusionista brasileiro e o sétimo no mundo. Outro mágico/ilusionista de destaque no país é jovem Kronnus, que vem atuando constantemente no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário