Alguns moradores ligaram pra mim querendo saber o que esse carro estava fazendo.
Então a resposta.
O trabalho da RPC TV consiste no monitoramento da qualidade do sinal em vários pontos espalhados pelo Paraná. Para isso é usado um veículo adaptado, de propriedade da RPC, que dispõe de um mastro telescópico, no topo do qual está instalada uma antena direcional tipo Yagi. No interior do veículo o sinal é medido com equipamentos adequados à verificação da qualidade de transmissões no Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTV). Este trabalho é de alta importância para se conhecer as características de propagação do sinal digital no SBTV. Vale lembrar que o SBTV foi baseado no sistema japonês ISDB-T, mas utiliza a codificação de vídeo no padrão H.264/MPEG-4 AVC, enquanto que no Japão é utilizado o padrão MPEG-2.
A alta-qualidade do sinal digital da RPCTV está em Curitiba, Londrina e Maringá.
Na TV Digital, os sons e as imagens são digitalizados e transmitidos com o mesmo tipo de linguagem dos computadores. O processo é muito semelhante ao que fez a gente trocar os antigos LPs de vinil por CDs, os filmes fotográficos por cartões de memória, e as fitas de vídeos pelos DVDs.
Na tela da TV, a vantagem mais visível da transmissão digital é a alta-qualidade que ela oferecerá, um conforto que apenas os consumidores de TV por assinatura vinham podendo desfrutar.
No digital, a qualidade é a mesma com sinal perfeito ou de baixa qualidade. Se o sinal chega e é entendido pelo equipamento, a imagem sempre é perfeita.”
Dois tipos de sinais estão sendo transmitidos, ambos pelo mesmo canal – uma possibilidade que a nova tecnologia permite. A tevê digital de alta definição (HDTV) tem resolução alta e é aquilo que a maioria dos telespectadores vai assistir em sua casa. O 1seg é o sinal digital adaptado a dispositivos móveis, como telefones celulares. Em cada “parada”, o carro da antena mede cinco vezes a qualidade da recepção em HDTV e outras cinco a do 1seg.
O sinal está no ar 24 horas por dia, trazendo para você a melhor imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário