quarta-feira, 23 de junho de 2010

Programa Olá Turista

O turismo nacional vem se preparando para o grande momento do setor e do País para os próximos anos, a copa do mundo de futebol. Linhas especiais de crédito já foram criadas para as cidades que serão sedes dos jogos no mundial, cursos de capacitação e aperfeiçoamento estão sendo oferecidos e aplicados visando o aperfeiçoamento dos profissionais desta área, visto que eles estarão em contato direto com os milhões de turistas que estão sendo esperados para o evento de 2014.
Estes “arranjos” no turismo têm sua finalidade, pois a copa do mundo será a vitrine do Brasil lá fora, está em jogo não só a boa receptividade enquanto o evento estiver acontecendo, mas todo um legado após ele. O velho ditado, “cliente satisfeito sempre volta” vale aqui também, e quando eles retornarem estaremos preparados.
Pensando assim, o Mtur (Ministério do Turismo) tem procurado desenvolver suas ações até o início da copa para que tudo esteja pronto. Uma inovação são os cursos à distância, um exemplo, é o curso de Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo que começou nesta terça-feira (17/08) com três mil participantes. Segundo a diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo do Mtur, Regina Cavalcante, este curso fortalece a gestão pública do turismo na sociedade brasileira, uma demanda cada vez mais crescente. Outro curso que foi ofertado à distância e que segundo o Mtur foi considerado um sucesso, é o curso de Regionalização do Turismo. Esta foi a primeira ação desenvolvida dentro do programa de qualificação à distância para o desenvolvimento do turismo e teve um bom aproveitamento, dos três mil inscritos, houve uma evasão de apenas 0,8% com aprovação de mais da metade dos participantes.
O curso Olá, turista! que teve início no dia 21 de agosto, será realizado (como programa piloto) com 500 profissionais ligados ao setor turístico das cidades de Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Os beneficiados serão recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, guias de turismo, artesãos, policiais e outros profissionais da cadeia que trabalhem em contato direto com o público. O Olá, turista! pretende capacitar de forma gratuita até o mundial cerca de 80 mil pessoas com aulas online de inglês. O investimento do Governo Federal no programa é de R$ 13,92 milhões.
Acesse - www.olaturista.org.br e saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário