segunda-feira, 26 de julho de 2010

A história da Cerveja

Beber com os amigos já era um ritual sagrado bem antes de a cerveja ocupar a geladeira dos bares. No ano de 6.000 a.C. a bebida era considerada um presente dos deuses pelos povos da região da Mesopotâmia e apresentada como oferenda religiosa às divindades que cultuavam. Hoje ela perdeu esse caráter místico, mas não deixou de reunir gente ao seu redor. Tanto que, depois da água e do chá, é a bebida mais popular do mundo. No brasil, quinto maior produtor mundial, consomem-se 10,91 bilhões de litro por ano.


9.000 a.C.

No início da atividade agrícola no Oriente, descobre-se a propriedade dos grãos e desenvolve-se uma cerveja rudimentar, feita de cevada e trigo.


6.000 a.C.
Na meso potâmia e no Egito, a cerveja servia como moeda de troca. Seu efeito inebriante era explicado de forma mística e religiosa, por isso a bebida era oferecida aos deuses.


3.500 a.C.
Os primeiros documentos escritos pelos povos trácios (Europa e Ásia), germânicos e celtas mostram que a cerveja está difundida pela região da Europa e do Oriente Médio


1040
O mosteiro de Weihenstephan, em Freising, na Alemanha, consegue licença para produzir cerveja comercialmente. Está em atividade até hoje e por isso é a cervejaria mais antiga do mundo.


Séculos 12 e 13
Com a urbanização da Europa, coemçaram a surgir grupos de vizinhos que se reuniam para fazer a bebida. A prática foi se desenvolvendo até surgirem manufaturas. Daí nasceram as primeiras fábricas de cerveja do mundo.


1400
Começa a ser usado o lúpulo, planta aromática que dá sabor amargo e ajuda a conservar a bebida. Desde a Antiguidade já eram usados outros aditivos como mel, gengibre, alecrim e o cravo.


1516
Promulgada a Lei de Pureza na Baviera, Alemanha, que padronizou o processo de fabricação local. Água, cevada e lúpulo seriam os únicos ingredientes permitidos.


1645 a 1654
Ela chegou ao Brasil trazida pelos holandeses, mas ficou pouco. Com a saída deles do País, o produto só reapareceu em 1808, com a vinda da Família Real portuguesa.


1810
O maior festival mundial de cerveja, a Oktoberfest, se torna um evento oficial da cidade de Munique, na Alemanha.


1842
Josef Groll, na atual República Tcheca, produziu uma bebida clara e com sabor refrescante, conhecida como pilsen. É hoje a mais consumida do mundo.


1888
Surgem as duas grandes cervejarias que fariam história no Brasil: a Cia. Cervejaria Brahma e a Cia. Antartica.


1954
Diretor da cervejaria Guinness cria um livro de curiosidades discutidas nos pubs do Reino Unido, nascia o Guinness Book


1967
A skoll Pilsen vem da Europa para o Brasil. Quatro anos depois, essa é a primeira cerveja a ser vendida em latinhas no País. Em 1980, surge a Kaiser.


1970 a 1990
Movimento de cerveijeiros ingleses em favor da “ale” incentivou a criação de pequenas fábricas ao redor do mundo.


2008
A belgo-brasileira InBev adquire a americana AnheuserBush e se torna ABInbev, a maior companhia de cerveja do mundo.


Lembrando que “Se beber, não dirija – Se dirigir, não beba”

Nenhum comentário:

Postar um comentário