quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Esta Chegando Mais Um Final De Ano

Por incrível que pareça já estamos quase chegando no final de mais um ano. As lojas já começam a se enfeitar com os temas natalinos e os panettones já estão sendo oferecidos nos supermercados. E como sempre, nessa época é hora de pensar em como iremos comemorar o Natal, com aquelas preocupações de sempre: O que eu vou comprar para meu amigo secreto? O que faremos na Ceia? O que eu vou pedir de Natal? É claro que esses detalhes são importantes, mas porque não pensar em fazer uma programação diferente, nesse período onde todos estão de recesso e ao mesmo tempo o bolso não está tão vazio por causa do 13º salário?

Já o Papai Noel, figura tão adorável por todos, teve sua origem inspirada no Bispo Nicolau que viveu na Turquia, no século IV e tinha como hábito ajudar as pessoas carentes com moedas. Após sua morte, depois de ter-lhe sido atribuído vários milagres, passou a ser considerado santo. Sua associação com o Natal aconteceu na Alemanha onde se comemorava também seu aniversário, mas foi mesmo no século XIX que o Papai Noel ficou conhecido. Nos EUA em 1931 o bom velhinho foi escolhido pelo refrigerante Coca-Cola para atingir o público infantil, onde ganhou as tão conhecidas roupas vermelhas, trenó, renas e sacos de presentes.

A tradição da Árvore de Natal, que todos nós enfeitamos no mês de dezembro, surgiu também na Alemanha, no século XVI. As famílias germânicas enfeitavam os pinheiros, única árvore do hemisfério norte que se mantém verde na neve, com papel colorido, frutas e doces. Somente no século XIX, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo inteiro.Depois de todas essas informações você deve estar se perguntando a origem da troca de presentes. Bem, o ato de se trocar lembranças no final do ano vem da tradição dos Três Reis Magos. Conta a história que na noite do nascimento de Jesus, três sábios, conhecidos como Reis Magos, seguiram a estrela de Belém até o local onde o filho de Maria estava. Cada um deles levava um presente para o bebê, motivo de sobra para a data ser escolhida como época de dar e receber presentes, e é claro, comemorar o nascimento de Cristo.

Agora que já estamos mais por dentro do significado das tradições natalinas, só falta conhecermos algumas cidades onde o Natal se torna um evento imperdível, Gramado no Rio Grande do Sul foi a primeira cidade a fazer do Natal um grande evento, já Curitiba no Paraná, é considerada a capital do Natal no Brasil, o Rio de Janeiro monta todos os anos a gigantesca Árvore de Natal na Lagoa e Salvador criou o Natal tropical.

Então vá em uma loja e compre enfeites de natal, pisca-pisca entre outros e enfeite a sua casa, deixe a sua casa mais linda de sua rua e tempo gostoso de campanha de Natal, de Festas em Borrazópolis, de promoção da ACEB, o comércio aberto até mais tarde, mais movimento, mais gente bonita e alegre. Tudo depende de nós para finalizar 2010 com firmeza para enfrentar o Novo Ano que bate as portas
Aqui na cidade de Borrazópolis, estarei postando fotos de lojas e casas enfeitadas, faça você também na sua cidade e mande por e-mail juniordias_novaera@hotmail.com.

Um comentário:

  1. VOU ESTAR POSTANDO FOTOS DAS DECORAÇÕES TBM
    NO http://borrazopolisonline.blogspot.com

    ResponderExcluir