A série Jiban, o Policial de Aço (Kido Keiji Jiban) estreou no dia 29 de janeiro de 1989 trazendo as aventuras de mais um dos muitos seriados japoneses que veio ao Brasil na onda do sucesso de Jaspion.
O policial Naoto Tamura (Shohei Kusaka) fica mortalmente ferido na luta contra o grupo criminoso Biolon e após ser submetido a uma sofisticada cirurgia realizada pelo cientista Dr. Igarashi, de quem salvou a vida, é transformado em ciborgue, recebendo um exoesqueleto especial que o transforma no herói Jiban.
O Dr. Igarashi morre antes de concluir seu projeto, mas graças a uma prece de sua neta Ayumi, que também foi salva por Tamura, o ciborgue é ativado e parte para combater o crime em especial contra a Organização Criminosa Biolon.
Transformado em ciborgue, Naoto Tamura pode materializar a possante blindagem de Jiban, equipada com modernos sensores, e diversas armas: pistola laser (opcional como bastão ou espada de combate), canhão que se converte em jato acoplado às costas, garra hidráulica, broca e bazuca. Além de toda esse armamento o herói possui três veículos especiais: o carro Leson, a moto Bykan e o jato Spyraz.
Oficialmente, ele trabalha em parceria com a agente Kyoko (Noriko Enokida) em uma pequena delegacia de Tóquio, mas como Jiban, é vinculado ao Serviço Secreto, tendo como contato o policial Yanagida. Naoto Tamura também busca o paradeiro de sua irmã seqüestrada no passado por Biolon, que pode muito bem ser a menina Ayumi, que passou a auxiliar o herói ao lado do robô Bóris.
Shouhei Hinoshita, ator que interpretou o herói, já era conhecido por seu papel como Jiraiya , enquanto o policial Akira Ishihama, que fez o policial Yanaguida, já havia trabalhado na série Flashman como Dr. Tokimura.
Exibido pela TV Manchete, apesar de boa aceitação de público, o final nunca foi apresentado, deixando a saga incompleta. No Japão, foi uma das muitas cópias de Robocop produzidas para o mercado de super-heróis. Parte da trilha sonora foi feita em cima de colagens de músicas utilizadas em Jaspion e Sharivan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário