O descolamento prematuro de placenta acontece quando este órgão se solta antes do parto?
Sim: Normalmente, a placenta se descola do útero logo depois do parto. Isso porque, assim que o bebê nasce, o útero diminui, fazendo com que ela se desprenda. Caso isso ocorra antes da hora, o feto deixa de receber nutrientes e oxigênio e a mãe sente dores fortes devido à contração anormal e intensa do útero e pode apresentar ou não sangramentos pela vagina.
Caso a placenta descole, indica-se fazer uma cesárea?
Sim: O sangramento resultante do descolamento forma um hematoma entre a placenta e o fundo do útero. O feto deixa de receber sangue e se não for feita à. cesárea imediatamente ele pode morrer. Este coágulo: irrita o útero, que fica duro e faz a mãe sentir fortes dores. Há’ risco ainda de os fragmentos do hematoma voltarem para a circulação da mãe causando a coagulação intravascular disseminada. A cirurgia é indicada o quanto antes para que sejam retirados o nenê, a placenta e o coágulo a fim de interromper o processo.
É possível diagnosticar precocemente o problema?
Não: Como as causas são desconhecidas, nem mesmo Q exame de ultra-som indica o problema, que pode acontecer repentinamente. No entanto, existem alguns fatores de predisposição, como a ocorrência de um acidente, estresses muitos grandes, uso de drogas ilícitas ou pré-eclâmpsia. Para diminuir os riscos é necessário evitar essas situações e controlar adequadamente a pré-eclâmpsia.
O descolamento leva à prematuridade e também a mortalidade fetal?
Sim: Como o bebê deve ser retirado imediatamente da barriga da mãe, as chances de mortalidade, prematuridade e problemas ligados a isso, como desconforto respiratório e falta de oxigênio no cérebro, são altas. A sobrevida do bebê vai depender, inclusive, da rapidez com que a mãe chega ao hospital e da qualidade do atendimento. Ele pode morrer, nascer prematuro ou anêmico.
Uma mulher que teve o descolamento tem mais chances de apresentá-lo novamente?
Sim: Estas mulheres têm risco um pouco maior em relação ao resto da população, que passa a ser de 2% ou 3% quando as’ causas são desconhecidas. No entanto, se os médicos sabem o que a causou, ela é evitável.
Geralmente, acontece no terceiro trimestre da gestação?
Sim: O descolamento precoce só acontece no terceiro trimestre. Mas, no início da gravidez, pode haver um fenômeno parecido: o aborto.
Placenta prévia é o mesmo que descolamento prematuro?
Não: A placenta deve aderir nas paredes da parte mais alta do útero. Ela é a prévia quando não se fixa de forma correta. Este caso também apresenta um quadro de hemorragia, no entanto, a mãe não sente dor nenhuma, não há coagulação e o sangramento é materno e visível já que sai pela vagina. No descolamento prematuro, a placenta que estava corretamente alocada se solta e causa uma possível hemorragia interna.
Fonte: Meu Nenê
Nenhum comentário:
Postar um comentário