O Blog do Junior Dias também sabe falar com seriedade (mas claro sempre com um toque de bom humor) e como não tínhamos feito nada cobrindo a eleição 2010, resolvemos fazer algo que, pelo menos eu ainda não vi por toda a blogosfera: uma análise (mesmo que superficial) dos portais e websites dos candidatos a presidência da república.
Hoje no Brasil há 67,9 milhões de pessoas com acesso a internet, segundo dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e na Folha OnLine no dia 8 deste mês de setembro. “Os dados de 2009 indicam que 68,7% da população de 18 a 19 anos acessaram a internet no ano passado; entre as pessoas de 20 a 24 anos, foram 68,7% de internautas. Para a população de 25 a 29 anos, tal proporção não passa de 53,7%.” (Folha OnLine). Ou seja, muitos dos eleitores estão por aqui e por acaso você já entrou no site do seu candidato? E dos concorrentes? Então, vamos com nessa aventura!
Hoje no Brasil há 67,9 milhões de pessoas com acesso a internet, segundo dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e na Folha OnLine no dia 8 deste mês de setembro. “Os dados de 2009 indicam que 68,7% da população de 18 a 19 anos acessaram a internet no ano passado; entre as pessoas de 20 a 24 anos, foram 68,7% de internautas. Para a população de 25 a 29 anos, tal proporção não passa de 53,7%.” (Folha OnLine). Ou seja, muitos dos eleitores estão por aqui e por acaso você já entrou no site do seu candidato? E dos concorrentes? Então, vamos com nessa aventura!
Site limpo com cores remetendo a bandeira nacional e à cor do partido da candidata. A barra horizonal superior é bastante informativa e permite navegar por várias páginas do site. Também há referências sobre o governo Lula, como em toda a campanha. Há imagens e notícias atualizadas. O botão “Colabore” logo no topo do menu direito quebra com a qualidade, apesar de ser um botão com cores e formas simples, quebra pelo conteúdo. Ainda no menu direito as informações são sucintas e diretas, tendo links para redes sociais e outras páginas do site.
Ponto positivo: Site intuitivo e com o programa de governo de fácil acesso.
Ponto negativo: No primeiro acesso há uma tela para cadastro de e-mail anterior a essa página principal. O que dá vontade de fechar o site e não voltar.
Ponto positivo: Site intuitivo e com o programa de governo de fácil acesso.
Ponto negativo: No primeiro acesso há uma tela para cadastro de e-mail anterior a essa página principal. O que dá vontade de fechar o site e não voltar.
O site da candidata do PV também preza para mostrar as cores do Brasil e do partido. Os balões funcionando como menu superior deixam mais suave a navegação. Além do banner grande para doações saltando a visão, há em vários locais do site o mesmo pedido, quebrando com a experiência da navegação. Um mapa do site logo no fim de todas as páginas apesar de parecer um pouco conteúdo demais, é de grande utilidade. A agenda logo no topo do menu direito com o próximo compromisso de campanha é bem vindo.
Ponto positivo: Com blog e divulgando o twitter da candidata o site traz um jeito de estar mais perto com ela.
Ponto negativo: “Baixe agora o ringtone da campanha para o seu celular”
O candidato eterno Levy Fidelix traz um site com cara de blog, textos e notícias de um lado e menu do outro. Apesar de ter também um menu superior para navegação nas páginas do site. Montagens um tanto quanto toscas doem à vista. Um gif animado com link para fazer um cadastro para receber adesivos do “pai do aerotrem” mostram o quanto o amadorismo está presente na campanha do candidato.
Ponto positivo: Contato direto com o político através de seu site em dias e horários pré-definindos.
Ponto negativo: O link para as propostas e plano de governo cai em uma página inexistente. 404 Error rápido como um aerotrem.
Topo grande com uma foto do candidato deixa a primeira vista o site bastante clean. Um menu superior dá a possibilidade de navegação nas páginas. Traz fotos e links para redes sociais logo abaixo das páginas. O site e esses itens parecerem serem provenientes de layouts ou widgets já prontos como, por exemplo, pelo textos “Photos on Flickr” e “Feed for this section”, assim mesmo em inglês.
Ponto positivo: É a página inicial mais limpa dentre todos os candidatos.
Ponto negativo: O player automático de vídeo na página inicial pode até chegar a assustar. E também há várias versões do jingle da sua campanha, aquela mesma do tempo do Marechal Floriano Peixoto.
Ponto positivo: Com blog e divulgando o twitter da candidata o site traz um jeito de estar mais perto com ela.
Ponto negativo: “Baixe agora o ringtone da campanha para o seu celular”
O candidato eterno Levy Fidelix traz um site com cara de blog, textos e notícias de um lado e menu do outro. Apesar de ter também um menu superior para navegação nas páginas do site. Montagens um tanto quanto toscas doem à vista. Um gif animado com link para fazer um cadastro para receber adesivos do “pai do aerotrem” mostram o quanto o amadorismo está presente na campanha do candidato.
Ponto positivo: Contato direto com o político através de seu site em dias e horários pré-definindos.
Ponto negativo: O link para as propostas e plano de governo cai em uma página inexistente. 404 Error rápido como um aerotrem.
Topo grande com uma foto do candidato deixa a primeira vista o site bastante clean. Um menu superior dá a possibilidade de navegação nas páginas. Traz fotos e links para redes sociais logo abaixo das páginas. O site e esses itens parecerem serem provenientes de layouts ou widgets já prontos como, por exemplo, pelo textos “Photos on Flickr” e “Feed for this section”, assim mesmo em inglês.
Ponto positivo: É a página inicial mais limpa dentre todos os candidatos.
Ponto negativo: O player automático de vídeo na página inicial pode até chegar a assustar. E também há várias versões do jingle da sua campanha, aquela mesma do tempo do Marechal Floriano Peixoto.
Site com cores que fazem referência ao Brasil e às cores do partido PSDB. Tantas informações logo na primeira página acabam por confundir o internauta. Há um relógio de contagem regressiva logo no topo, que nos lembra a proximidade do dia da eleição. Sem um menu horizontal, fica difícil navegar por outras páginas do site. Há muitos locais para cadastro, e muitas maneiras de divulgar o site em redes sociais. Só na página inicial, por exemplo, há 10 logos do twitter, o que torna a navegação cansativa. A barra lateral, que segue quando se desce o site, às vezes cobre textos ou passa por baixo de caixas, sendo um problema. As notícias são atualizadas, linkam para as fontes reais e são de fácil propagação, com os botões de redes sociais. Há a possibilidade de download de um Press Kit, direcionado à imprensa.
Ponto positivo: Apesar de um pouco difíceis para achar, as biografias do candidato e de seu vice são bem explicativas e ilustrada com fotos.
Ponto negativo: Não há NADA referente às propostas do candidato. Cadê o plano de governo, Zé?
Ponto positivo: Apesar de um pouco difíceis para achar, as biografias do candidato e de seu vice são bem explicativas e ilustrada com fotos.
Ponto negativo: Não há NADA referente às propostas do candidato. Cadê o plano de governo, Zé?
Nenhum comentário:
Postar um comentário