As nuvens gigantes chamadas de Morning Glory, um dos mais raros e incríveis fenômenos meteorológicos
Morning Glory, as nuvens de até 1.000 km de extensão
As nuvens chamadas de "Morning Glory"(Glória da Manhã) são formações raríssimas, cuja origem os meteorologistas ainda não conseguem explicar totalmente. A teoria mais aceita atualmente é de que o fenômeno acontece quando há o choque de ventos em direção contrária, com temperaturas e altitudes específicas, soprando de forma contínua.
O litoral do norte da Austrália atrai turistas entre SET-NOV só para ver este fenômeno
Elas já foram registradas em vários locais do mundo, mas no Golfo de Carpentaria, no norte da Austrália, elas ocorrem com certa regularidade entre os meses de Setembro e Novembro, atraindo turistas que querem presenciar este fenômeno de rara beleza.
Golfo de Carpentaria, no Norte da Austrália,
único local do planeta onde as "Morning Glory" são regulares
Este tipo de nuvem tem por principal característica ter a forma de uma grande rolo, que pode chegar a 1.000 km de comprimento e até 2 km de largura. Elas são formadas sempre a uma altitude entre 100 e 200 metros do Solo.
A beleza das nuvens, que aparecem em meio ao céu azul
Fotos de satélite já registraram gigantescas nuvens deste tipo na Austrália nos últimos anos. Os aborígenes australianos já registravam este tipo de evento em suas histórias tribais.
Fotos de Satélite de nuvens "Morning Glory" no Golfo de Carpentaria
Este fenômeno também já foi registrado nos Estados Unidos, México, Inglaterra, Alemanha e Rússia. No Brasil, há apenas um caso registrado da nuvem, ocorrido em 2007, na bacia de Campos no Rio De Janeiro, que foi filmado por uma equipe da Petrobrás. Durou cerca de 3 horas.
Vídeo da nuvem "Morning Glória" que apareceu em Campos-RJ em 2007
Há relatos de uma "Morning Glory" que teria aparecido nas cercanias de São Luis do Maranhão, mas não há fotos nem vídeos para comprovar
Foto do fenômeno em Campos-RJ em 2007
Fique agora com mais algumas fotos de um dos mais raros e belos fenômenos da natureza
Esta foto mostra bem a extensão que estas gigantes alcançam
Rara formação tripla
Fonte: RioBlog
Nenhum comentário:
Postar um comentário