Hoje dia 30 de abril é aniversário do Moacir Cassemiro de Borrazópolis.
Os parabéns de todos os amigos e em especial da namorada Larissa desejando felicidades.
Uma ocorrência policial um tanto quanto incomum foi registrada pela Polícia Militar (PM) de Apucarana no final de semana. Totalmente dominado pelo vício, um rapaz deu o próprio carro a um traficante em troca de duas pedras de crack.
De acordo com relatório divulgado pelo 10º BPM nesta segunda-feira (30), L.M.B., de 23 anos, foi até a Praça Interventor Manoel Ribas (Redondo), no centro da cidade, onde teria encontrado um conhecido traficante de Apucarana.
Depois de consumir duas pedras de crack e não ter dinheiro para pagá-las, L.M.B. contou à PM que foi obrigado a deixar seu veículo - o GM Corsa verde, ano 96, placas AGK 0711/Apucarana - como forma de pagamento.
Transtornado após passar o efeito da droga, o rapaz manteve contato com a Polícia Militar, que registrou boletim de ocorrência para futuras investigações. A PM ainda não informou se o carro do dependente químico já foi recuperado.
Na tarde de ontem quinta-feira (26) a Policia Civil com apoio da Policia Militar, realizou mais uma operação “Bate Grade” na cadeia pública. Durante a operação foram localizados no interior das celas, duas cerras para cortar ferro, uma bateria e um carregador de celular, vários cachimbos para uso de drogas, várias “estoques” arma feita de ponta de ferro e vários aparelhos eletrônicos como Rádios, TVs, Dvds e um Vídeo Game, e outros itens; todos os objetos foram apreendidos durante esta operação que demorou aproximadamente duas horas.
Quem não regularizar a situação junto ao TRE até 150 dias antes dos pleitos municipais de outubro, serão impedidos de votar.
Só lembrando que o prazo final para regularização de titulo eleitoral para votar neste ano se encerra dia 09 de maio.
Conforme a Lei 9.504/97, o fechamento do cadastro eleitoral, em todo Brasil, deve acontecer com antecedência de 150 dias das eleições.
Fonte: Blog do Roque
A Família Nova Era, da uma pausa neste dia 27 de abril, para comemorar o aniversário de um grande amigo, ele é Valdinei Del Grande, o conhecido “Di”, que é o gerente da emissora. Ele recebe os parabéns da esposa Simone, filhos Gustavo e Gabriel, e de todos os colegas de trabalho, o que na verdade é apenas uma retribuição a todo carinho, dedicação, responsabilidade, e pelo sucesso que tem proporcionado a mais cobiçada emissora AM do Paraná, a líder de audiência Rádio Nova Era. E tudo isso o credenciou a enfrentar um novo desafio, ou seja, aceitar a missão de representar um grupo político e se transformar num pré candidato ao cargo de Prefeito do Município de Borrazópolis. Desejamos boa sorte, um feliz aniversário, e que esta data possa se repetir por muitos e muitos anos.
Hoje dia 27 de abril é aniversário da Dani Garcia de Borrazópolis.
Ela recebe os parabéns dos pais Airton e Célia Garcia, irmã Fran e em especial do namorado Eder Clementino desejando felicidades.
Motorista que aparece a direita da foto disse que nada sofreu |
NA Foto Diego e Flvávia Jardini |
A Ex BBB 11 Adriana Ribeiro, estará nesse final de semana em Jandaia do Sul para gravação do comercial que será veiculado em rede nacional dos Colchões Ricatteli e também para sessão de fotos do catalogo 2012 dos colchões e estofados Ricatteli. Os irmãos empresários Eduardo, Reinaldo, e Silvio Moreno, juntamente com sócios Robson Pascoalini e Tiago Nochi ofereceram um coquetel para os convidados e imprensa. Os Estofados e Colchões Ricatteli proporcionam ao seu lar sofisticação e qualidade com o melhor preço.
Fonte: Jandaia online
O acidente ocorreu em Jandaia do Sul por volta das 18:50 desta quarta-feira (25) e deixou feridas duas pessoas que estavam em um VW Gol.
O ônibus que transportava trabalhadores do depósito do Supermercado Cidade Canção cruzava a rodovia BR-376 quando foi atingido pelo Gol que trafega em sentido a Jandaia do Sul. O motorista do veículo, Jean Augusto Berti Mendonça, morador de Jandaia, ficou encarcerado no carro por aproximadamente 45 minutos. Equipes da Defesa Civil, SAMU, Viapar e Corpo de Bombeiros de Apucarana trabalharam no resgate da vítima. Os dois rapazes Jean, de 21 anos e Sérgio de 22, foram encaminhados ao Hospital da Providência em Apucarana.
O Detran, Departamento de Trânsito do Paraná, vai notificar, a partir da semana que vem, 36.616 motoristas paranaenses que não pagaram multas vencidas até dezembro de 2010. São 67 mil infrações, que somam um valor aproximado de 19 milhões de reais. Caso não sejam pagas, as multas serão executadas judicialmente, o que pode resultar em bloqueio de bens e acarretar consequências, como dificuldade de obtenção de crédito, por exemplo. De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o objetivo da multa é punir e educar os motoristas que desrespeitam as leis de trânsito. A inscrição das multas não pagas no Cadastro de Dívida Ativa é feita anualmente pelo Detran e representa a última oportunidade para que os devedores regularizem a situação antes da abertura de processo judicial. De acordo com o diretor Administrativo Financeiro do Detran, Ivaldo Patrício, só são inscritos no cadastro, os débitos dos devedores que já tiveram a oportunidade de defesa e esgotaram todos os recursos disponíveis nas esferas administrativas. O diretor disse ainda que todo o valor recolhido com as multas será destinado para melhorias de trânsito. No site www.detran.pr.gov.br, no menu Dívida Ativa, é possível consultar o extrato para saber se há débito inscrito e imprimir a guia de recolhimento para efetuar o pagamento. As dívidas não sofrem reajustes nesta fase. Já no caso de execução judicial, os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor mais reajuste de 0,5% ao ano sobre o valor da multa.
Entre os dias 5 e 25 de maio o governo do estado pretende vacinar 1,3 milhão de pessoas contra gripe nas mais de 2 mil unidades de saúde. O número corresponde a 80% dos paranaenses considerados mais sujeitos a contrair a doença.
No grupo que está mais propício a contrair a gripe estão gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.
As vacinas são para proteger contra os três tipos de vírus mais comuns no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) sazonal e influenza B.
As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacinação deverão receber a vacina em duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira). Já as que receberam as doses na campanha passada e os demais grupos serão imunizados com apenas uma dose.
A imunização só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.
Cuidados:
• Higienize as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;
• Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);
• Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;
• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;
• Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;
• Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;
• Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;
• Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;
• Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.
A Emater de Borrazópolis está convocando todos os agricultores que se inscreverem no programa de aquisição de calcário. Para comparecerem no Escritório do Emater no próximo dia 08 de maio a partir das 8: 30 horas para tratar sobre a realização da distribuição.
É obrigatório a presença de todos os inscritos.
Em meio à temporada de redução de juros dos grandes bancos brasileiros neste mês, a Caixa Econômica Federal avançou ontem, com a redução dos juros para aquisição da casa própria.
A queda é de 0,5 ponto percentual, o que, nessa linha de crédito, significa economia expressiva, pois os valores financiados são muito mais altos.
Hoje, a Caixa cobra juros de 5% a 8,16% ao ano nas linhas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para famílias com renda até R$ 5,4 mil, e entre 8,56% e 10,5% ao ano para imóveis para a classe média, com recursos da caderneta de poupança. O índice de atualização do saldo devedor é a Taxa Referencial de Juros (TR).
O presidente do banco, Jorge Hereda, afirmou que as novas taxas passarão a valer a partir do dia 4 de maio, quando começa o Feirão de Imóveis promovido pela instituição.
A Caixa não adiantou se as novas taxas serão válidas somente para os novos contratos ou se beneficiarão também os financiamentos que estão em andamento. Como são créditos de longo prazo, de 20 e 30 anos, o mutuário que já paga as prestações poderá pleitear, na Justiça, a nova condição oferecida.
Hoje dia 26 de abril é aniversário da Andrea Rodrigues de Faxinal.
Recebe os parabéns de toda a família e amigos desejando felicidades.
Hoje dia 25 de abril é aniversário da futura policial Jocasta Crislaine Biazotto.
Recebe os parabéns dos pais Clovis e Janete do noivo André, e dos Irmãos Patric e Marlon desejando felicidades.
A Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé também será lugar de mulheres bonitas. Os fãs da categoria podem eleger sua musa no concurso Gatas da Indy 2012, em que 12 garotas que amam velocidade disputam o posto de mais bela da corrida em São Paulo.
Para votar, mande um sms com a palavra WEB + NOME DA GATA + 72260. Não perca: nos próximos dias você conhecerá as candidatas em ensaios exclusivos! O serviço está disponível para as operadoras Amazônia celular, Brasil Telecom, Claro, Oi, Tim e Vivo. Serviço tarifado: R$ 0,31 + impostos por mensagem.
A Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, quarta etapa da categoria, acontece no dia 29 de abril nas ruas e no sambódromo de São Paulo. Os ingressos já estão à venda no site da Live Pass. Clique aqui para comprar.
Clica aqui e Saiba maisA Câmara de Vereadores de Apucarana abriu nesta segunda-feira (23) as inscrições para o concurso público que preenche 19 vagas em diversas áreas. O prazo vai até 7 de maio no site da KLC, organizadora do concurso. A taxa varia de R$ 30 a R$ 100.
Em nível superior, as vagas são para advogado, contador e jornalista. Já em nível médio, as vagas são para adjunto legislativo, escriturário legislativo, operador de audiovisual e taquigrafia parlamentar.
Para nível fundamental, as oportunidades são para auxiliar de manutenção, copeiro, motorista, recepcionista, telefonista, vigia e zelador. A remuneração varia de R$ 894,30 e R$ 2.550,61.
A prova será aplicada no dia 27 de maio, em locais e horários a serem divulgados em edital.
Faxinal
A Prefeitura de Faxinal abriu 26 vagas em concurso, com inscrições até 3 de maio no site da Consesp. A taxa varia de R$ 30 a R$ 60, e os salários variam de R$ 622 a R$ 3.126.
As oportunidades são na área da saúde. Em nível superior, a oportunidade é para enfermeiro do SAMU. Já para nível médio, há vagas para auxiliar de consultório dentário, Auxiliar de Enfermagem, e Técnico de Enfermagem. No nível fundamental, há vagas para agente comunitário de saúde e motorista do SAMU.
Depois de ter raspado a cabeça ao vivo durante o programa "Pânico", a panicat Babi Rossi mostrou que ganhou um apoio daqueles para o novo look. Ela publicou uma imagem na rede social Instagram, na tarde de segunda, 23, em que aparece ao lado do namorado, Maiko, que também aderiu a careca em apoio à namorada. "Eu e meu namo... Ele também raspou o cabelo... kkkk Casal moderno!" escreveu na legenda da imagem.
Pouco depois, a panicat voltou a falar com seus seguidores no Twitter. "Boa tarde amores!Se vcs soubesse como estou feliz pelo apoio q vcs estão me dando.. Muito massa mesmo! Na academia,1 treino com a careca kkk"
A atriz de Bollywood Meenakshi Thapar, de 26 anos, foi sequestrada e morta por decapitação por dois colegas atores que trabalharam junto com ela, segundo a imprensa britânica.
Segundo o jornal "Telegraph" os atores Amit Jaiswal e Preeti Surin, que têm um envolvimento amoroso, são suspeitos do crime.
Eles trabalharam juntos no filme "Heroine".
O casal teria planejado sequestrar Thapar após ela ter falado que sua família era rica e poderosa na cidade de Dehar Dun, no norte da Índia.
Eles teriam convidado a vítima para visitar a cidade de Gorakhpur, onde ela foi tomada refém.
Os dois teriam então pedido o equivalente a US$ 29 mil à família de Thapar, ameaçando que a forçariam a participar de filmes de pornografia se o dinheiro não fosse entregue.
A mãe de Thapar teria pago parte do dinheiro (US$ 1.200), mas a filha acabou sendo morto depois disso.
A polícia surpreendeu os suspeitos em posse de documentos da vítima, e eles acabaram confessando, segundo o "Telegraph".
Os policiais encontraram o torso da vítima, mas não sua cabeça.
A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri ressaltou a importância do evento no município e enalteceu o trabalho dos professores de Educação Física na formação do cidadão. “O esporte é uma das ferramentas para tirar os jovens do vício das bebidas, drogas e ociosidade”, declarou.
Já o diretor de esportes, Adenilson Gregório, reiterou que São Pedro do Ivaí está pronto e empenhado em receber todos os atletas e dirigentes que fazem parte da maior competição estudantil do Estado.
A fase regional dos Jep’s vai acontecer até o dia 3 de maio e classifica os campeões das modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, tênis de mesa e xadrez para a macro regional, que acontece entre 5 e 10 de junho, com a inclusão do vôlei de praia.
O futebol, que tem uma história consolidada nos Jeps, a partir deste ano, passa a acontecer num campeonato à parte, que será disputado em setembro, nos naipes masculino e feminino, em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e o Projeto Piá Bom de Bola. Alunos de 12 a 14 anos jogam a divisão B, enquanto os de 15 a 17 formam a divisão A.
A jovem Gabriela Motta de Borrazópolis conquistou, desta vez a terceira colocação no Campeonato Sul Brasileiro de Karatê Inter Estilos, representando o Paraná. O evento aconteceu no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, no dias 21 e 22 de abril de 2012. Na foto, a esquerda, Professor Gilberto, de Borrazópolis, a medalista Gabriela e Andressa de Toledo que também estava representando o Paraná.
O Padre Valdecir Ferreira, que é atual Reitor do Seminário de Apucarana, e que foi ordenado há 4 anos em Borrazópolis, acaba de aceitar o convite para desenvolver um trabalho como Assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB- Confederação dos Bispos do Brasil. O Próprio padre conversou com o repórter Berimbau da Rádio Nova Era e falou da honra de ser indicado entre tantos outros religiosos.
O TN Online exibe uma série de reportagens especiais sobre os povos antigos que habitaram o Vale do Ivaí. Na primeira reportagem, você conheceu o povoado jesuíta de Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix. Na segunda reportagem, falamos sobre o Caminho do Peabiru, uma estrada construída pelos índios há mais de mil anos, que ligava o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico e que passa pelo Vale do Ivaí.
Hoje, na última reportagem da série, você vai conhecer algumas lendas que cercavam os índios e jesuítas que viviam à margem do Rio Ivaí nos idos do século XVI e também como os índios foram exterminados e os jesuítas espanhóis expulsos dessas terras.
No século XVI repercurtiu pela Europa a descoberta de uma estrada de uma trilha pavimentada construída há centenas de anos, que cortava a América do Sul. O Caminho do Peabiru passou a ser um ponto de referência. As pessoas que falavam sobre o Peabiru declaravam bastante misticismo sobre a famosa trilha.
O Caminho do Peabiru chegou a ser comparado com o Caminho de Santiago de Compostela. Alguns historiadores afirmam inclusive que ambas as trilhas teriam alguma ligação direta.
Os índios que habitavam os arredores do Caminho do Peabiru praticavam uma religião em comunhão com a natureza. Várias lendas alimentavam as tradições e crendices dos indígenas.
Uma das principais histórias que os indígenas contavam era a de Pai Zumé; um homem que teria aparecido há mais de mil anos portando uma cruz e que cruzou o território sulamericano pregando e profetizando. Pai Zumé era uma figura de culto imenso dos indígenas.
A lenda de Pai Zumé era contada principalmente pelos povos que habitavam as áreas do atual Estado do Paraná e o Paraguai.
No ano de 1639, o jesuíta Antonio Ruiz de Montoya disse “a doutrina que eu agora vos prego, perdê-la-ei com o tempo. Mas, quando depois de muitos tempos, vierem uns sacerdotes sucessores meus, que trouxerem cruzes como eu trago, ouvirão os vossos descedentes essa doutrina". O padre Antonio Ruiz percorreu todo o sertão paraguaio e interior do Paraná.
Munido de sua cruz, o jesuíta seguia os passos orientado pela história centenária de Pai Zumé. O padre Antonio Ruiz acreditava que Pai Zumé era na verdade o apóstolo Tomé, aquele que pediu para Jesus Cristo mostrar suas marcas diante da crucificação.
A lenda de Pai Zumé foi também um dos fatores primordiais na catequização e domesticação dos índios pelos jesuítas. Segundo a lenda, Pai Zumé dizia que algum dia, chegariam sacerdotes, portando uma cruz e que estes os conduziria à terra sem mal.
Diante de uma profecia assim, os jesuítas foram bem aceitos nas aldeias em que prevalecia a lenda de Pai Zumé. Isso explica o fato de várias etnias não terem sido domesticadas naquela época.
Os índios acreditavam também que o Caminho do Peabiru, se seguido até o fim, conduziria a um nirvana; uma terra sem mal, onde a vida é eterna. Há historiadores que afirmam que o Estado do Paraná era tido como uma espécie de paraíso, uma terra digna.
A procura pela terra sem mal foi outro fator que levou ao êxito a missão dos jesuítas. Já que, segundo a religião católica, aqueles que seguem os passos de Cristo aqui na Terra são conduzidos para o reino dos céus na posterioridade.
Os jesuítas fizeram uma verdadeira revolução nas aldeias. Implantaram a religião católica, ensinaram técnicas agrícolas, artes plásticas, e implantaram uma nova política de organização. Os padres nunca procuraram dar ordens diretas aos índios, procurando sempre persuadí-los para manter o controle social.
Ainda no século XVI, os jesuítas já haviam construído reduções por toda a região Sul. A esta altura, as reduções não eram apenas povoados de espanhóis e indígenas. Eram verdadeiros centros econômicos e culturais.
As reduções foram um sistema que deu tão certo, que logo os jesuítas passaram a se organizar e a planejar um novo Estado. A República Guarani, como era chamada, articulava sua independência da Espanha e de Portugal, já que os padres jesuítas tinham que se curvar diante de ambas as coroas.
Percebendo a movimentação política na região, Portugal e Espanha decidem declarar guerra aos separatistas da República Guarani; por determinação do rei, passaram a se formar as bandeiras. Grupos armados que desbravavam o mato, escravizavam indígenas e exterminavam os espanhóis.
Logo no início das bandeiras, a povoação do Vale do Ivaí foi atacada por Manoel Raposo Tavares e seus bandeirantes. No ano de 1632.
Ao serem expulsos, os índios marcharam pela margem do rio Ivaí, atravessaram o Oeste e foram se instalar na outra margem do rio Iguaçu, no território do Paraguai. Os indígenas não tinham forças para resistir ao homem branco, já que além de ter modificado sua cultura, os jesuítas não possuíam nenhum projeto de defesa militar.
A povoação de Vila Rica do Espírito Santo reconstruiu-se por mais 5 vezes e foi atacada pelos bandeirantes, vindo depois a se instalar no Paraguai e formar o que hoje é o município de Villa Rica Del Espiritu Santu, na província de Assunção.
O Caminho do Peabiru ainda permanece em alguns pontos do Vale do Ivaí; contando uma história milenar, escondida diante dos pés vermelhos que hoje habitam a região.
Fonte: TNonline
A panicat Babi Rossi chocou muita gente neste domingo ao raspar a cabeça ao vivo durante o “Pânico na Band”. Logo no início da atração, a loira foi desafiada por Emilio Surita para escolher entre ficar igual ao Marcelo Tas ou adotar o visual de Neymar.
Depois de muitos questionamentos, a panicat deu seu decreto: “Se para mudar raspa logo tudo”, disse. Sem ter tempo nem de respirar e repensar sua escolha, Babi já viu suas belas madeixas caindo pelo ombro.
Ainda sem ter caído a ficha, Babi disse que nem ela mesmo esperava isso. ”Nunca achei que seria tão corajosa, mas acho que esse é o espírito do programa, me deixaram muito à vontade para eu fazer o que quisesse, e eu sou assim: me entregou mesmo ao trabalho, àquilo que me proponho a fazer”, declarou ela enquanto se olha no espelho.
Segundo a beldade, ela sempre teve o cabelo comprido e o que é pior: tem mania de mexer nos fios o tempo todo. “É muito estranho passar a mão e ver que não tem nada, mas cabelo cresce. Eu fico pensando nas mulheres que têm câncer e raspam o cabelo, o quanto é dolorido, porque mulher é vaidosa, não tem jeito. Então foi uma forma também de homenageá-las”, declarou.
A mãe da panicat, que sempre a acompanha em suas vindas à emissora, dessa vez não estava lá para dar o apoio para a filha. “Minha mãe nem sabe ainda. Aliás, ninguém sabia. Dei uma olhada no meu celular e tem muitas mensagens de amigos falando que estou linda, que eu sou louca, várias coisas. Mas logo, logo estarei com meu cabelo de volta”.