terça-feira, 22 de novembro de 2011

HIV - Mundo tem 34 milhões de pessoas contaminadas

Havia no mundo 34 milhões de portadores de HIV, o vírus causador da aids, no fim de 2010. O número foi anunciado nesta segunda-feira, dia 21, pela Unaids, órgão da ONU que mantém estatísticas e promove iniciativas relacionadas à prevenção e ao tratamento da doença.

Foram registradas no ano passado 2,7 milhões de novas infecções pelo HIV e 1,8 milhão de óbitos ligados à aids, número 21% menor que o de 2005. O Brasil vai divulgar dados da doença no próximo dia 1.º.

Para a ONU, o número recorde deve-se à expansão do acesso aos tratamentos, que prolongam a vida dos doentes e mostram que há esperança de se erradicar a doença. A entidade ainda fez elogios ao Brasil, pela resposta completa e antecipada à epidemia, com a inclusão das pessoas “mais vulneráveis e marginalizadas".

"Nós nos encontramos na antessala de um importante marco na resposta à aids", afirmou o diretor executivo da Unaids, Michel Sidibe. "Há apenas alguns anos, parecia impossível falar sobre o fim da epidemia em curto prazo. No entanto, a ciência, o apoio político e as respostas comunitárias estão começando a dar frutos claros e tangíveis."

Nenhum comentário:

Postar um comentário