Como todos sabem, a propaganda é uma das coisas que viabiliza o capitalismo. Um único comercial pode render milhares de reais a uma emissora. Pensando nisso, eu fiquei curioso:
Quanto perde uma emissora no período eleitoral?
(Emissora)
Então, depois de pesquisar, achei, no Google, uma média de quanto custa um comercial na emissora: Os comerciais divulgados internacionalmente, custam R$ 381.000,00; divulgados em estados como São Paulo, R$ 148.000,00; divulgados para determinada região, até R$ 6.000,00. Como esperado, no horário nobre, a coisa é bem mais lucrativa. No horário da novela das oito, o preço pode chegar a R$ 380.300,00, nos noventa segundos de intervalo do Fantástico, R$ 506.850,00, e nos trinta do Jornal Nacional, R$ 571.500,00.
Então, pensem: A propaganda eleitoral é isenta de tributos, por lei. A emissora perde, por dia, no mínimo, R$ 8 milhões. A perda de todo esse dinheiro é deduzida do Imposto de Renda, portanto, o horário eleitoral custará aos cofres públicos, no final de tudo, cerca de R$ 850 milhões. Pouquinho, não acha? Enquanto isso, uma boa maioria dos brasileiros desliga a TV na hora dos candidatos soltarem a lábia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário