Uma previsão assustadora foi publicada recentemente por especialistas da Agência Espacial NASA. De acordo com astrônomos norte-americanos, em 2013, após anos de hibernação, o Sol vai acordar e a Terra estará ameaçada com consequências lamentáveis. surtos na estrela pode levar a uma falha global de comunicações via satélite, será o caos.
Em seu relatório, o secretário de Defesa Liam Fox observou que a tempestade eletromagnética levará a um desastre technogenic na Terra. Ele reforçou suas palavras com as recentes estatísticas que indicam que a temperatura da superfície da estrela está aumentando rapidamente.
Tempestades solares vão gerar um grande nível de radiação que irão afetar o campo magnético da Terra. Isto poderia revelar-se um colapso para a humanidade - trens e aviões irão parar, GPS serão afetados, e redes móveis de rádio desaparecerá.
Enquanto Liam Fox destacou em seu discurso, a sociedade é muito dependente da tecnologia, e isso torna muito vulnerável.
As falhas na energia elétrica em todo o mundo pode ser de horas a vários meses. No entanto, as consequências negativas deste surto pode ser minimizado se prepararmos para o colapso com antecedência.
Os cientistas vêm investigando a atividade solar de 11 anos. Os anos anteriores têm sido bastante silencioso. Mas, segundo especialistas, esta é a calmaria antes da tempestade. Anéis de fogo, prontos para escapar da superfície do Sol, são iguais a uma centena de bombas de hidrogênio em termos de poder. Se seu poder destrutivo chegar à Terra, ele irá causar grandes prejuízos econômicos. De acordo com estimativas preliminares, será 20 vezes maior do que o dano do famoso furacão Katrina.
Para mais informações: explosões solares são as mais poderosas de todas as manifestações da atividade solar. A energia de uma grande explosão solar que atinge 1032 erg, que é aproximadamente 100 vezes maior do que a energia térmica que pode ser obtido pela queima de todo o petróleo conhecido e reservas de carvão da Terra.
O Fluxo corpuscular perturba o campo magnético do nosso planeta. Partículas que se deslocam a velocidades de 400-1000 km / s, atingiram a atmosfera da Terra em um dia ou dois. Este processo é chamado de tempestade magnética.
Há muito se sabe que explosões solares provocam tempestades magnéticas na Terra. Nesses dias, os médicos pedem que as pessoas sensíveis ser cuidadosos e evitar o estresse, tanto físico como emocional, porque tais fenômenos cósmicos aumentam o risco de doenças cardíacas. Foi observado que 13% dos casos de infarto do miocárdio ocorrem durante tempestades magnéticas.
Normalmente, estas tempestades são acompanhadas por perturbações da ionosfera, que leva em particular a interrupções na comunicação por rádio. As labaredas solares são um fenômeno freqüente e muito grave. É acompanhada por uma onda de radiação eletromagnética que pode causar danos irreparáveis ao nosso planeta.
Em 2002, o satélite da Nasa registrou um surto gigante no sol. Ele causou a formação de ondas cujo diâmetro é 30 vezes maior que a da Terra. Os cientistas disseram que tivemos sorte: não houve liberação de energia na direção do nosso planeta. Caso contrário, a emissão de uma tal força teria levado a distorções significativas no campo magnético.
Em novembro de 2003 houve outro surto poderoso que derrubou um satélite de comunicações japonesa Kodama, que começou emitir informações erradas, e depois foi desconectado. Esta ejeção de matéria estelar foi o terceiro maior já registrado. Vamos ver o que 2013 reserva para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário