A pílula do dia seguinte é uma coisa que as pessoas têm muitas dúvidas, por isso é importante saber qual é o seu funcionamento e sua indicação antes de tomá-la.
Existem duas pílulas, uma que deve ser tomada de uma só vez e a outra que tem dois comprimidos. Independente de qual pílula, ela deve ser tomada após 72 horas a relação sexual, pois quanto mais demorar, menos efeito ela terá.
Ela não é um remédio abortivo, pois age antes que a mulher engravide. Ela evitará que o espermatozóide encontre o óvulo e não ocorra a fecundação, mas se isso já tiver acontecido, não terá mais nenhum efeito.
Em algumas farmácias pode-se comprar o medicamento sem prescrição médica, porém isso não é correto e é até perigoso, pois só o médico é indicado para indicar a pílula correta. Algumas causam alguns efeitos colaterais como dor de cabeça, sensibilidade nos seios vômitos, etc.
Ela não deve ser usada como método contraceptivo, serve apenas para situações de emergências. A melhor maneira de prevenir uma gravidez indesejada é usando a camisinha, e isso deve ser feito não pensando apenas na gravidez,mas em doenças que podem ser evitadas como a AIDS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário