Em audiência no começo da semana com o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, o deputado Artagão Júnior voltou a bater numa tecla vital para o ensino paranaense: a inclusão de conteúdos sobre gestão pública nas disciplinas já existentes para alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
O deputado Artagão Júnior vem trabalhando neste projeto há mais de cinco anos e já fez duas indicações ao Executivo estadual - uma ao governo anterior e outra ao atual. Um dos impasses para a não aprovação deste projeto é uma interpretação equivocada acerca da real intenção da proposta, pois não se pretende gerar custos com a criação de uma nova disciplina e, sim, a abordagem de temas tão importantes para cidadania e inclusão social nas disciplinas já existentes.
Por exemplo, textos sobre a gestão dos impostos, encontrados em jornais diários, poderiam ser trabalhados na matéria de língua portuguesa. Em Geografia, com o auxílio do mapa, poderia ser discutida a demografia dos estados, suas fontes de recursos e a divisão entre as esferas governamentais.
O orçamento público poderia ser discutido na disciplina de matemática, com os alunos resolvendo problemas alusivos a editais de licitação, que é uma das formas legais para realização de contratos entre o poder público e a iniciativa privada.
“Acreditamos que apenas com os alunos conhecendo melhor os direitos e deveres e como realmente funciona a máquina pública poderíamos ter uma sociedade mais inteirada e preparada para o exercício da cidadania”, argumentou o deputado Artagão Júnior, lembrando ao vice-governador das recentes pesquisas divulgadas que demonstram a falta de conhecimento da população sobre o assunto em questão.
Flávio Arns destacou a iniciativa e persistência do deputado e sugeriu a elaboração de kits com conteúdos sobre gestão pública para serem distribuídos nos colégios do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário