terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pra que server a tecla "TURBO" do teclado?



Alguns teclados têm uma tecla "Turbo", normalmente ao lado da SHIFT direita e abaixo da ENTER. Pra que raios serve essa tecla, se teclando ela não acontece nada?

Ela serve para controlar algumas funções específicas do teclado, normalmente duas: o tempo do intervalo de repetição de caracteres (ao manter uma tecla pressionada), e para travar o teclado.

Pressionando Turbo junto com as teclas F1 até F7 você alterna a velocidade da taxa de repetição, sabe quando fica segurando uma letra, tipo aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa?

Turbo + F1 deixa a repetição bem devagar, dando uma pausa maior antes de repetir cada letra. O mais rápido é com a F7, e o padrão é com a F4. Isso pode ajudar pessoas com dificuldades motoras, além de ser possível fazer esses ajustes também pelas opções de teclado da maioria dos sistemas operacionais.

Teclando a tecla Turbo junto com a F11, ela trava o teclado (alguns teclados têm um cadeadinho na tecla F11). Assim ninguém "mexe" no computador, por exemplo, quando você se ausenta por breves períodos (mas nada impede que a pessoa desligue, hehe). Teclando Turbo + F11 novamente, o teclado é liberado. Quem não sabe disso vai ver que o computador está bloqueado ou pensará que está travado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário