domingo, 18 de dezembro de 2011

Estudo diz que crianças pequenas desconfiam de mentirosos

Crianças menores de 16 meses são capazes de diferenciar o verdadeiro do falso, de acordo com um estudo publicado no periódico Infant Behavior Development.
De acordo com a pesquisa, elas gostam de imitar o que veem e escutamgestos, entonações, expressões, mas optam por não seguir o exemplo de quem percebem como pouco confiável.

A pesquisa realizada na Universidade Concórdia de Montreal, no Canadá, centrou-se em 60 crianças de 13 a 16 meses, divididas em dois grupos, um com avaliadores adultos confiáveis e outro com avaliadores adultos não confiáveis.

Na primeira tarefa, os adultos olhavam dentro de uma caixa e mostravam seu entusiasmo. Depois, as crianças recebiam as caixas para ver se estas continuam um brinquedo, para verificar assim a credibilidade do adulto. Na segunda tarefa de imitação, o mesmo adulto acendia a luz pressionando o interruptor com a testa em vez de usar as mãos.

Apenas 34% das crianças cujos avaliadores eram confiáveis imitaram o estranho gesto. Por outro lado, 61% das crianças no grupo do adulto confiável imitaram esse comportamento.

O estudo concluiu que a maioria das crianças nessa idade se nega a imitar um adulto após comprovar que este a enganou.

Fonte: Pesquisas Inusitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário