sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Pqueno país "Samoa" resolve cancelar o dia 30 de dezembro


Samoa é um pequeno país localizado no continente da Oceania, entre a Nova Zelândia e o Havaí. Este ano, o governo local tomou uma decisão um tanto quanto estranha, no mínimo: por motivos comerciais, resolveu cancelar o 30 de dezembro. Ou seja, quando a noite do dia 29 chegar ao fim, se pulará para o dia 31.

Apesar de parecer uma maluquice, a ideia faz bastante sentido. O país fica localizado próximo à Linha Internacional de Data, que é usada para marcar as mudanças de data para aviões e navios que passam pelo local. Há cem anos, Samoa resolveu que ficaria a leste da LID para poder realizar transações financeiras com o Estados Unidos sem mais preocupações.

Mas as coisas não saíram como o desejado e os norte-americanos não se firmaram como um grande parceiro comercial. Quem assumiu o posto foi a Austrália, que fica a oeste da LID. Isso fez com que Samoa tomasse a decisão de passar para oeste, facilitando os negócios.

A mudança fará que Samoa fique apenas a três horas do parceiro comercial. Anteriormente, a "distância" era de 21 horas. Agora, eles deixaram de ser um dos últimos a receber o ano-novo para serem um dos primeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário