sábado, 12 de fevereiro de 2011

Você sabia: se o cigarro fosse extinto, o câncer de pulmão seria uma doença rara?

Cientistas de todo o mundo afirmaram que o cigarro é o principal culpado pelo aparecimento de tumores. O câncer é uma das doenças que mais causam mortes no mundo.

Os especialistas afirmam que são muitos os hábitos que levam as pessoas a desenvolverem esta doença, e uma delas é o tabagismo. O cigarro provoca entre 80 a 90% de todos os casos de câncer de pulmão, e também é o responsável por cerca de 30% dos casos de tumores da cavidade bucal, laringe, esôfago, pâncreas, estômago, bexiga e rim.

A Associação Espanhola contra o Câncer afirma que se o hábito de fumar cigarros fosse extinta, o câncer de pulmão seria uma doença rara, atingindo apenas 5 pessoas para cada grupo de 100 mil pessoas.

Outro péssimo hábito que deveria ser ‘banido’ é o consumo exagerado de alimentos, já que a obesidade é responsável pelo aumento do risco de câncer colorretal, de esôfago, de rim, de mama e do endométrio. Soma-se aos maus hábitos a exposição solar sem proteção, por aumentar as chances de aparecimento de câncer de pele, e o alcoolismo, que aumenta as chances de tumores no estômago e fígado.

A Organização Mundial da Saúde afirmou que os hábitos de vida saudáveis poderiam evitar 30% das mortes causadas pelo câncer, o que equivale a 3 milhões de pessoas por ano. As principais recomendações para uma vida saudável são: abandonar o cigarro, cuidar da alimentação e fazer exercícios regularmente. [saludable.infobae.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário