sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Você sabia que tem um ponto cego no olho?


É verdade.
Tape seu olho direito e olhe para o ponto do lado direito da tela com o seu olho esquerdo. Permaneça olhando no ponto, enquanto, lentamente movimenta-se mais perto ou mais longe da tela.
Conseguiu?

Um ponto cego, também conhecido como escotoma, é uma obscuração do campo visual. Um ponto cego em particular conhecido como ponto cego fisiológico ou punctum caecum na literatura médica é o lugar no campo visual que corresponde à falta de células fotorreceptoras no disco óptico da retina onde passa o nervo óptico. Uma vez que não existem células para detectar a luz nessa região do disco óptico, uma parte da campo de visão não é percebido. O cérebro preenche esse ponto com informações sobre imagens ao redor e com informações percebidas pelo outro olho, dessa forma o ponto cego normalmente não é percebido.
Apesar de todos os vertebrados possuírem esse ponto cego, os olhos de cefalópodes, que são apenas superficialmente similares, não tem. Neles, o nervo óptico se aproxima dos receptores por trás, então ele não cria essa descontinuidade na retina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário