quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Homem é proibido de usar sua cadeira de rodas

Jim Starr, um inglês de 36 anos, foi advertido pela Driver and Vehicle Licensing Agency (DVLA) que não poderia mais andar em sua cadeira de rodas que foi feita para seu uso pessoal.Este homem, que em 1999 foi condenado a andar de cadeira de rodas por causa de sua artrite, problemas neurológicos e nas costas, havia ganhado uma cadeiras de rodas muito especial, pela qual ele poderia passear sem nenhum problema sobre a areia, neve e praticamente qualquer terreno. No entanto, não poderá mais usá-la em vias públicas. Por que? Porque se parece mais com um tanque de guerra do que com uma cadeira de rodas. Isso parece lógico?


Segundo as normas britânicas, o tamanho máximo para uma cadeira de rodas é de 85 centímetros de largura e 125 kg, e o artefato de locomoção de Starr mede 107 centímetros de largura e 220 kg. E segundo a DVLA, com esse tamanho e esteiras no lugar das rodas, tecnicamente é um tanque de guerra, e não uma cadeira de rodas para deficientes.

Além disso, pode-se usá-la apenas no quintal de casa. “Com essa cadeira, eu pensava em ir à praia com as crianças”, afirma Starr, completando que “é uma máquina fantástica que pode levar-me a qualquer lugar onde eu queira ir. Não tem limites”.

A cadeira foi um presente de um amigo, que pediu para ser feita sob medida nos Estados Unidos, que custou 24 mil dólares, ao ver as limitações que uma cadeira de rodas tradicional causava ao amigo. Esse “tanque de guerra” é movido por uma bateria de 24 volts e alcança uma velocidade de 12 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário