Scroll To Top
News Trending

Pages

Blog Archive

Blog Archive

Marilândia do Sul e o Castelo Eldorado

Henrique Stalk (proprietário do Castelo Eldorado) veio para o norte do Paraná em 1938, instalando-se na antiga República do Eldorado.

Conta-se que João Stalk em sua juventude visitou a Alemanha e se encantou com o Castelo de Wartburg e quis construir uma Réplica do castelo alemão, com milhares de detalhes arquitetônicos, torres, sacadas e jardim suspenso.

O castelo, na verdade uma luxuosa construção edificada pela família Stalk durante a II Guerra Mundial entre 1942-1947 encanta seus visitantes.

Na época, seus quatro pavimentos com paredes de 70 cm de espessura, abrigavam inúmeros aposentos, que foram construídos e decorados com todo luxo e conforto: escadarias, elevador, banheiro em mármore de Carrara, vidros franceses, lustres tchecos e cortinas da Síria. Seus vários salões em estilo neoclássico são decorados com diversos trabalhos em estuque.

Todo esse requinte construído no Vale do Ivaí, Norte do Paraná, Brasil, em um lugar quase inacessível na época, (Berghof - Berchtesgaden) gera inúmeras hipóteses e lendas, uma vez que realmente não se sabe qual era a intenção da família ao construí-lo. A lenda diz que o castelo serviu como fortaleza de luxo para os nazistas fugidos da Alemanha durante a guerra. O fato é que a fazenda possuía 5000 alqueires e ficou conhecida como República do Eldorado. Tão grande era a riqueza proveniente da madeira, que a República chegou a ter uma moeda própria - o Boró - aceita em toda a região. O Castelo hoje está encravado em uma área de 12 alqueires que ainda conserva reminiscências da mata nativa.

Fotos






Saiba mais sobre o Castelo Eldorado


Matéria do Jornal Tribuna do Norte
História de fantasma resgatam mistérios do Castelo Eldorado

Construído durante a Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1942 e 1947, o lendário Castelo Eldorado, de Marilândia do Sul, continua sendo um misterioso complexo fincado na zona rural do município. Da mesma forma, ainda é alvo de indagações sobre supostas assombrações ou fantasmas que fazem de seu interior um acervo cultural que resgata a história da migração alemã para o Brasil na década de 40.
Em 2007, um grupo de atores da cidade, sob coordenação do produtor amador de teatro, Juliano Delecrod, produziu o filme intitulado “A Lenda do Castelo Eldorado”, que traz supostas aparições de fantasmas no prédio. A cena mostra um grupo de estudantes que decide acampar no castelo e é recebido por um mordomo, que seria o próprio fantasma que mora no castelo. A partir daí, acontece uma sequência de fatos que deixa os hóspedes com muito medo e desesperados.
Baseada neste filme, uma equipe do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, tendo à frente o apresentador Tadeu Schmidt, esteve nesta semana em Marilândia do Sul e visitou o Castelo Eldorado. O grupo veio produzir uma reportagem em quatro séries sobre fantasmas, que deve ir ao ar a partir de janeiro ou fevereiro. A série está sendo produzida cada uma em quatro regiões diferentes do Brasil.
O poeta e escritor Thiago Zardo, que é de Marilândia do Sul, também acaba de lançar o livro “A República do Castelo Eldorado”, através do qual relata a história desta antiga e misteriosa casa e como era o sistema de vida social e econômica de seus moradores na época.

Share This:

Labels:

No Comment to " Marilândia do Sul e o Castelo Eldorado "