na verdade o que nos deixa “ligados” não é exatamente o café, e sim a cafeína presente nele. A cafeína é um alcalóide conhecido cientificamente como trimetilxantina e sua fórmula química é C8H10N4O2. Quando isolada na forma pura, a cafeína é um pó cristalino branco com sabor muito amargo. A principal forma de se obtê-la é pelo processo de descafeinização de café e chá.
Na medicina a cafeína é usada como um estimulante cardíaco. Mas, as pessoas também costumam usar a cafeína para ganhar “dose extra de energia” ou para se ter um sentimento de agitação. E como você mesmo disse, é usada (através do café) para manter as pessoas acordadas por mais tempo. Algumas pessoas não conseguem começar o dia sem uma boa xícara de café quente que é a garantia de ânimo para começar o dia.
A cafeína é na verdade, uma droga que causa dependência como qualquer outra. Embora seja mais leve, age usando os mesmos mecanismos das anfetaminas, cocaína e heroína para estimular o cérebro manipulando o cérebro assim como as drogas citadas e por isso pode facilmente viciar.
Com a alteração de reações químicas no nosso cérebro, a cafeína interrompe nosso padrão diário de sono. Através de reações químicas, ela nos impede de dormir agindo no cérebro aumentando a atividade nervosa em nossos corpos, nos mantendo atentos e hiperativo.
Assim, uma boa xícara de café forte, pode:
Energizar nosso corpo pelo bombeamento do hormônio adrenalina em nossos sistemas.
Aumentar os níveis de dopamina dentro de nossos corpos, estimulando as áreas de “prazer” em nosso cérebro, fazendo-nos sentir bem.
Bloquear a ligação da adenosina a células nervosas.
Fonte: Diário de Biologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário