sábado, 28 de janeiro de 2012

Municípios do interior sofrem para administrar as redes de iluminação pública

Os pequenos municípios paranaenses estão com dificuldades para assumir a administração das redes de iluminação pública, que antes estavam sob responsabilidade da Copel.

A Agência Nacional de Energia Elétrica determinou que até primeiro de julho de 2013, todos os municípios brasileiros sejam responsáveis por administrar as redes. O prazo era até 2011, mas foi estendido. O problema é que muitos deles não terão condições técnicas e financeiras.

No Paraná a Companhia de Energia Elétrica estaria pressionando os prefeitos para que as prefeituras passassem a administrar as redes o mais rápido possível. A denúncia é do deputado federal João Arruda, do PMDB, que já marcou uma audiência com representantes da Aneel para discutir a situação. Para o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, e também prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha (PPS), os municípios vão acabar ficando com muitas responsabilidades que não têm competência para gerir, além de dificuldades financeiras. Sobre a pressão que a Copel estaria exercendo nos municípios, o presidente afirma que a entidade vai precisar seguir o que as outras concessionárias do pais vem fazendo.

A área de concessão da Copel abrange 393 municipios, sendo 392 no Paraná e um em Santa Catarina. Nós entramos em contato com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica, mas por enquanto a empresa ainda não retornou ao nosso pedido de entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário