quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cientistas descobrem possível cura da calvície

Um grupo de pesquisadores estava pesquisando um jeito de aliviar os sintomas do estresse mas, acidentalmente, acabou descobrindo uma possível cura para a calvície nos seres humanos!

O estresse libera uma bateria imensa de hormônios, um deles chamado de hormônio liberador de corticotrofina (CRH), que causa problemas gastrointestinais, aumento no uso de drogas e calvície. Este grupo de cientistas então aplicou altas doses de CRH em ratos, que perderam seus pelos e passaram a sofrer de problemas gastrointestinais. Em seguida, foi aplicado um hormônio supressor de CRH nos mesmos bichinhos, que foram devolvidos para suas gaiolas.

Três meses depois, para a surpresa dos pesquisadores, os ratos estavam peludos - tudo graças ao supressor, que não só fez com que o pelo deles voltasse a crescer como também o impedia de cair. Além disso, todos os ratos tiveram seus sistemas gastrointestinal e cardiovascular melhorados. Ou seja, o composto, chamado em inglês de Astressin-B, atuou em todos os orgãos que possuíam receptores para o CRH.

A intenção dos cientistas agora é arrecadar fundos para levar a pesquisa para a próxima fase dos testes. Infelizmente, não se sabe ainda se o composto terá o mesmo efeito nos humanos que teve nos ratos, principalmente pelo fato que os ratos só perderam o pelo devido ao acréscimo de CRH no seu corpo. Caso sejam comprovados os efeitos benéficos do Astressin-B em humanos, muitas coisas poderão mudar no futuro.


Fonte: io9

Nenhum comentário:

Postar um comentário