terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mitos médicos comuns desmentidos

Aqui estamos, mais uma vez, apresentando uma outra lista dos mitos mais comuns que precisam ser desmentidos e esquecidos de uma vez por todas. Esta é uma seleção dos dez mais comuns mitos médicos, mas sinta-se livre para adicionar seus próprios comentários.

Açúcar causa Hiperatividade

Hyperactive1

O Mito: Açúcar torna as crianças hiperativas

O Dr. Vreeman e o Dr. Carroll, dois pediatras no hospital de Riley, os cientistas examinaram como as crianças reagem às dietas contendo diferentes níveis de açúcar. Nenhum destes estudos, nem mesmo estudos que procuram especificamente às crianças com transtorno de déficit de atenção, conseguiu detectar qualquer diferença de comportamento entre as crianças que tinham açúcar e aqueles que não tinham. “Isto inclui as fontes naturais e artificiais de açúcar. Curiosamente, no estudo, os pais foram informados de que seus filhos tinham sido tratados com açúcar quando não tinham, observaram que a criança era mais hiperativas. Assim, parece está tudo na mente dos pais.

Perder o calor corporal pela cabeça

O Mito: Você perde a maioria de seu calor corporal pela cabeça

Um estudo militar há muitos anos, testou a perda de temperatura nos soldados quando exposto a temperaturas muito frias. Eles encontraram uma rápida perda de calor na cabeça – e por isso a idéia de que perdemos o calor através de nossas cabeças nasceu. Mas o que não foi dito é que os soldados estavam completamente vestidos, exceto suas cabeças. Isso obviamente distorce as estatísticas consideravelmente. O fato é que, completamente nú, você perde cerca de 10% do calor do corpo através da cabeça – os outros 90% é perdida por outras partes do seu corpo.

Consumo de Água

300 255365

O Mito: Você deve beber pelo menos oito copos de água por dia

As origens deste mito gerou-se pelo fato de que uma agência governamental em 1945, divulgou que o corpo humano necessitaria de cerca de 8 copos de líquido por dia. Isto incluiu o líquido de todos os alimentos que comemos e bebidas como chá e café. De alguma forma, ao longo do tempo o “fluido” virou para a “água” e o mito moderno da água surgiu. Um conceito para a ingestão de água em exagero parece ter sido inventado por engarrafadores de água que têm algo a ganhar com o consumo de água em excesso na população em geral. Então, na realidade, se tiver sede, beba água. Se você não está, não.

Entupido

O Mito: A goma de mascar leva sete anos para passar através de seu sistema digestivo

Estou certo que todos temos ouvido pelo menos uma vez na nossa vida por um adulto, para não engolir o chiclete porque o mesmo irá demorar sete anos para sair do nosso corpo. Pois bem! É verdade que a goma não é digerível no corpo humano, mas ela simplesmente passa toda através de seu sistema digestivo. Não se ater ao seu interior, que só continua junto com qualquer alimento que você comeu e saia do outro lado.

Estalar as juntas causa artrite

Crucking Knuckle

O Mito: Estalar suas juntas irá causar artrite mais tarde

O som de fissura das juntas é causado pelos ossos se separando e formando uma bolha de gás – o som é o estouro da bolha. É muito comum ouvir alguém dizer que estalar as juntas pode provocar a artrite, mas o pior que pode acontecer a um “Estalador-compulsivo” é que as articulações dos dedos pode enfraquecer ao longo do tempo. A artrite é causada por uma variedade de coisas (como as formações de cristais, no caso da gota) – mas estalo não é um deles.

Os dentes de leite

Baby-Teething-715722

O Mito: A dentição causa febre

Estudos científicos têm sido feitos na área da dentição que mostram não haver nenhuma correlação entre febre e dentição. Se o bebê está sofrendo de um novo dente e também têm uma febre, é aconselhável verificar se há outras causas de febre. O mesmo acontece com diarréia, que também é muitas vezes atribuída a dentição em crianças. É sempre melhor prevenir do que remediar quando se lida com a saúde das crianças.

Tratamento do Câncer

Radcover

O Mito: O tratamento do câncer é doloroso e sem sentido – além disso, é incurável

Embora isso possa ter sido quase verdade 30 anos atrás, os avanços médicos significam que os tratamentos de câncer modernas são muito mais eficazes e causam menos sofrimento para o paciente. Algumas décadas atrás, 90% das crianças com leucemia morriam, hoje de 80% sobrevivem. Muitas pessoas pensam que o câncer é incurável, já que existe “uma droga que corrija tudo” cure, mas existem muitas pessoas que estão completamente curadas de câncer. Existem vários medicamentos para tratar diferentes tipos de câncer, e muitos deles são extremamente eficazes e vale a pena tentar se você pegar a doença.

Dor nas costas

O Mito: A dor nas costas deve ser tratada com repouso no leito

O oposto é realmente verdade neste caso. O repouso no leito pode impedir que a parte inferior das costas se recupere plenamente – ou pelo menos, pode atrasar a recuperação de forma significativa. Pacientes que continuam a exercer atividades comuns recuperam-se mais rapidamente e, geralmente, têm menos problemas com dores recorrentes e outros problemas. Curiosamente, muitos estudos têm mostrado que este não é apenas o verdadeiro de problemas nas costas, mas também muitos outros problemas médicos. Trinta e nove estudos independentes apontam que o repouso na cama pode ser mais prejudicial do que bom em uma ampla gama de doenças.

Comer a noite engorda

Snack-Nov26-08

O Mito: Comer à noite faz você engordar

Esto é um mito. Não importa que hora do dia você come, enquanto você come apenas o total de calorias que você queima a cada dia, você não vai ganhar peso. Se você ingerir menos calorias do que queima, você perderá peso, e se você comer mais calorias, você vai ganhar. É tão simples como isso. Dito isto, a rotina de três refeições por dia ao mesmo tempo, cada dia pode ter outros benefícios em vida (rotina é bom e ajuda os seres humanos a trabalhar de forma mais eficaz), mas comer à noite não é pior do que petiscos na parte da manhã ou da tarde .


Fonte: Caixa de Pandora

Nenhum comentário:

Postar um comentário