quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Comenda da Paz Chico Xavier é disputada por duas cidades mineiras

A entrega da Comenda da Paz Chico Xavier, que sempre foi realizada em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro, vai acontecer em Pedro Leopoldo, na Região Central do estado, cidade natal do médium, neste ano. A decisão do Comitê da Medalha, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais na semana passada, provocou uma disputa entre as duas cidades. A entrega da comenda foi criada por uma lei estadual de 1999.

Segundo o prefeito de Pedro Leopoldo, Marcelo Gonçalves, a mudança vai fazer parte das comemorações do centenário de Chico Xavier, que inclui o lançamento do DVD do filme do médium e a criação do Circuito Chico Xavier no município. O Centro Espírita Luiz Gonzaga, local de nascimento de Chico Xavier, e a Casa de Chico, onde ele viveu durante 11 anos, são localizadas em Pedro Leopoldo. As 466 obras psicografadas do médium estão guardadas no município. Na cidade, está sendo construído um memorial na fazenda do Capão, local em que o médium viu pela primeira vez o principal mentor espiritual, Emmanuel. Para a presidente da Casa de Chico, Ana Maria Machado, a honraria em Pedro Leopoldo vai valorizar e incentivar a paz, que é o que o médium propagava.

A decisão não agradou moradores de Uberaba. A proposta de transferir o local da comenda contraria a legislação estadual em três pontos. De acordo com a lei, a homenagem ao médium deve ser realizada em Uberaba, sempre no dia 2 de março. A legislação determina ainda que dez pessoas recebam as medalhas e não 15, como está previsto na cerimônia de Pedro Leopoldo.

A nova proposta também alterou a data da comenda para o dia 2 de abril, aniversário do médium. De acordo com o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, a prefeitura vai tentar resolver a situação no diálogo, mas, se não for possível, a cidade vai recorrer da decisão. Um memorial com investimento de R$ 6 milhões está sendo construído em Uberaba para homenagear Chico Xavier. A área tem sete mil metros quadrados.

O filho adotivo do médium, Eurípedes Higino, mantém uma casa de memórias em Uberaba, onde recebe visitantes brasileiros e do exterior. Ele conta que Chico Xavier adotou Uberaba como cidade natal e defende que a comenda seja realizada no município.

Nesta quinta-feira (24), haverá uma reunião na Assembléia para decidir onde a medalha será entregue.

Homenagem
De acordo com a Lei 13394 1999, a Comenda da Paz Chico Xavier homenageia pessoas que se destacam na promoção da paz, por meio de pesquisas científicas e tecnológicas, contribuições literárias, artísticas e culturais, movimentos a favor do desarmamento e da defesa do cidadão, projetos que combatam a fome e a miséria e que promovam a geração de emprego e renda, políticas voltadas para o desenvolvimento da educação, do fortalecimento da família, desenvolvimento espiritual da humanidade e da dignidade humana.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário