terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BORRAZÓPOLIS - E confirmada foco de raiva bovino

Um caso de raiva bovina foi confirmado em Borrazópolis. De acordo com informações da Médica Veterinária Ligia Lopes Bortulucci Ruas da cidade de Faxinal, concedeu uma entrevista especial para Radio Nova Era, e passou uma orientação especial a todos os pecuaristas de Borrazópolis e região. Segundo Ligia "o pecuarista que for visitado deve ficar atento a todas as orientações do técnico, e principalmente a vacinação de seu animal, além de comprovação junto a SEAB Núcleo de Faxinal. A vacinação é Obrigatória para Bovinos, Eqüinos, Caprinos, Ovinos e não é obrigatórias mas recomenda que seja feita em Cães e gatos, já que é uma doença em que se passa ao ser Humano" destaca a Veterinária. Os agentes estarão durante todos estes dias a procura de focos na cidade. Ela informou ainda que a Secretaria de Saúde da cidade foi informada sobre o caso e deve reforçar a atenção durante este dias. Lembrando que a vacinação é feita em animais acima de 3 meses, e aqueles animais que nunca foram vacinados devem repetir a vacina após 30 dias.

Prevenção

Ligia Lopes ressaltou a importância da colaboração dos criadores para evitar a doença. “É preciso que eles nos informem sobre os possíveis focos de morcegos e que não fiquem descuidados com a vacinação”, ressaltou.
De acordo com ela, a espécie de morcego hematófago que ataca os bovinos procura se abrigar bem próxima a currais, em locais como casas abandonadas, buracos em barrancos, bueiros de estrada, grutas, cavernas e árvores ocas. O criador que notar a presença de morcegos ou sentir mal cheiro em locais assim, deve comunicar a equipe do SEAB regional, para que o combate ao foco seja feito.

A vacinação deve ser feita anualmente, sendo que a primeira dose precisa de um reforço 30 dias após a aplicação. De acordo com o SEAB, a responsabilidade da vacinação é dos próprios criadores.

Para maiores Informações procure a SEAB de Faxinal ou ligue (43) 3461 – 2205 e tire todas as duvidas ou orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário