domingo, 15 de janeiro de 2012

Produtores do Vale do Ivaí atingidos pela seca podem requerer seguro

Produtores rurais do Paraná e, em especial, os do Vale do Ivaí, tiveram grandes prejuízos com a safra de verão em função da longa estiagem. As quebras de produção atingiram de 50% a 100% nas lavouras de soja e milho, resultando num prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 128 milhões nos 35 municípios assistidos pelos núcleos regionais de Apucarana e de Ivaiporã da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Os agricultores que têm registrado perdas em suas lavouras por causa da seca podem recorrer à ajuda oficial através dos seguros disponíveis, conforme informa o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Segundo o engenheiro agrônomo Antônio KenjiYoshikawa, coordenador de lavouras do escritório regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), de Apucarana, se o agricultor estimar inicialmente que teve perdas de 30% da produção ele já pode reivindicar seguro para sua lavoura.

Neste caso, ele deve manter contato com a assistência técnica (Emater, cooperativa ou a empresa que elaborou a proposta de financiamento no banco) para requer vistoria na área e elaborar laudo técnico de comprovação das perdas.

De posse do laudo, ele vai solicitar ao agente financeiro o seguro da sua lavoura conforme o volume de perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário