sexta-feira, 16 de março de 2012

Placas refletivas serão obrigatórias a partir de abril

O uso de placas refletivas em veículos será obrigatório a partir do dia 1º de abril. Descrita na Resolução 372 de 2011, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a exigência abrange veículos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2012.Veículos que forem transferidos de município ou estado após o dia 31 de março também terão que ser emplacados dentro do novo padrão.Atualmente, placas e tarjetas refletivas são facultativas para carros e obrigatórias para motos. Em Apucarana, placas refletivas podem custar até o dobro das comuns, hoje vendidas a R$ 70.
“Por ser uma resolução antiga, de 2007, é possível que não tenhamos uma nova prorrogação. Os proprietários vão ter que se adequar”, comenta o chefe da 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), de Apucarana, Fernando Algarte.
Ele alerta que veículos que se enquadrarem nas condições citadas pela resolução e que não estiverem emplacados com película refletiva a partir de abril estão sujeitos a penalidades, como multa por placa em desacordo com a legislação. O objetivo da resolução, segundo o Contran, é garantir mais segurança no trânsito, já que a placa refletiva seria mais visível durante à noite, chuvas e neblinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário