segunda-feira, 26 de março de 2012

Rally no Vale do Ivaí - Aconteceu o 4º Transarapuka

Foi realizado, neste final de semana, o 4º Transarapuka – rali de regularidade que passa pelo Vale do Ivaí. A largada da prova aconteceu, na sexta-feira, dia 23 de março, na cidade de Arapongas. No primeiro dia, os pilotos e navegadores percorreram 226 quilômetros até chegar a Ivaiporã.

Segundo o idealizador da prova, Vanderlei Hirt Marques (Fritão), a primeira etapa foi muito técnica e os pilotos pegaram logo de cara um canavial na região de Cambira, onde alguns acabaram se perdendo. Na chegada a Ivaiporã, a organização preparou um circuito fechado atrás do Fórum Eleitoral, com muita dificuldade para os pilotos.

No sábado, dia 24, os pilotos percorreram 174 quilômetros entre Ivaiporã e Faxinal. O trecho também foi considerado muito técnico. Eles passaram pela região da Barra Preta, em Jardim Alegre, atravessaram a Balsa do Marolo, na divisa com Grandes Rios, e seguiram até Cruzmaltina, onde enfrentaram um trecho dentro de uma área de reflorestamento e com chegada a Faxinal.
Na manhã do domingo, dia 25, eles partiram com destino a Apucarana, num trecho um pouco mais suave de 120 quilômetros. O Raid de regularidade passou pela primeira vez pela região de Ivaiporã e o trecho foi aprovado pelos pilotos e organizadores.

Fernando Kovalski (Apucarana), que disputa a categoria Master, elogiou o trecho. Além das belezas naturais, a estrutura de hotel e restaurante em Ivaiporã também foram pontos positivos. A chuva que caiu na noite da quinta-feira ajudou a deixar o trecho ainda mais interessante, uma vez que o piso liso fez com que os carros deslizem.

O organizador ressaltou que a acolhida das pessoas em Ivaiporã foi muito importante e agradeceu o incentivo da Prefeitura de Ivaiporã, especialmente em nome da diretora de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Nadir Maciel, que prestigiou a largada da etapa realizada na manhã do sábado.
Ela colocou o município à disposição da organização da prova para os próximos anos e espera que a cada edição o Transarapuka cresça ainda mais.

O evento contou com a participação de pilotos de São Paulo, Curitiba e Santa Catarina, e a tendência é que, nos próximos anos, o grid esteja ainda mais cheio.

Rali de regularidade
Vanderlei Marques explicou a diferença entre rali de velocidade e o rali de regularidade. No primeiro, o piloto que chegar à frente vence a prova. Já no rali de regularidade, os pilotos têm que cumprir determinados trechos marcados pela organização no tempo programado e com a média de velocidade estipulada. Quem ficar mais próximo da meta determinada é que vence a prova.

Fonte: Jornal Paraná Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário