quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Júpiter ficará perto da Terra até 2022

Você saiu de casa e olhou para o céu ultimamente? Há algo que você realmente precisa ver. Júpiter está se aproximando da Terra para o próximo encontro entre os dois planetas em mais de uma década - e é deslumbrante.



A noite mais próximo de abordagem é 20 de setembro-21. Isto também é chamado de "a noite de oposição", porque Júpiter estará em frente ao sol, subindo ao pôr do sol e a sobrecarga crescente à meia-noite. Entre todos os habitantes do céu à meia-noite, somente a lua que vai ser brilhante.



Terra-Júpiter encontros acontecem a cada 13 meses, quando a Terra se alinha com Júpiter em sua corrida em torno do sol. Mas porque a Terra e Júpiter não orbitam o sol em círculos perfeitos, não são sempre a mesma distância quando a Terra passa. Em 20 de setembro, Júpiter vai ser tanto quanto 75 milhões quilômetros mais perto do que encontros anteriores e não será tão perto novamente até 2022.

A visão através de um telescópio é excelente. Como Júpiter é tão próximo, o disco do planeta pode ser visto em detalhe raro - e há muito para ver. Por exemplo, a Grande Mancha Vermelha, um ciclone duas vezes tão grande como a Terra, está esbarrando outra tempestade chamada de "Mancha Vermelha Jr." A aparição de duas tempestades planeta porte moagem um contra o outro precisa ser visto para ser acreditado.



Além disso, Júpiter, recentemente desaparecido, possivelmente, submergindo-se debaixo de nuvens altas. Os pesquisadores dizem que pode reaparecer a qualquer momento. O ressurgimento dramático seria acompanhada por uma profusão de globo 'straddling' que é manchas e redemoinhos nublado, claramente visível em telescópios quintal.

Recentemente, reportaram um número surpreendente de bolas de fogo na atmosfera de Júpiter. Aparentemente, muitos pequenos asteróides ou fragmentos de um cometa é bater o planeta gigante e explodindo entre as nuvens.

Finalmente, não devemos esquecer as luas de Júpiter, porque eles também estão tendo um encontro íntimo com a Terra. Estes são os mundos do tamanho do planeta com vulcões ativos (Io), possíveis oceanos subterrâneos (Eur), os vastos campos de crateras (Calisto), e misteriosas ranhuras global (Ganimedes). Quando Galileu descobriu as luas de 400 anos atrás, eles não eram mais alfinetadas de luz em seu vidro de espião primitivo. Grandes e modernos telescópios amadores revelam o real discos planetários com marcações coloridas.

Isso faz você pensar, o que Galileu acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário