quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cópia da Mona Lisa é descoberta em Madri

O museu espanhol do Prado anunciou nesta quarta-feira, dia 1º, a descoberta de uma cópia da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, encontrada em seus depósitos, e que foi pintada na mesma época da original por um aluno do mestre.

O museu apresentou fotografias da pintura, que esteve abandonada por décadas em um sótão, depois de sua restauração.

A pintura retrata a mesma mulher pintada por Da Vinci, mais jovem e com o rosto mais fresco, mas com a mesma pose e o mesmo sorriso enigmático.

Contudo, o fundo estava completamente preto, coberto por várias camadas de tinta preta, que foram removidas por especialistas cuidadosamente.

A versão restaurada mostra no fundo uma paisagem de colinas e rios que muito se parece com a pintura original, uma das mais conhecidas do mundo, atualmente no Museu do Louvre, em Paris.

De acordo com um relatório sobre os detalhes descobertos pelos especialistas, publicado na revista britânica "The Art Newspaper", o trabalho é uma cópia da pintura de Da Vinci realizado por algum de seus alunos.

A publicação acrescentou que a descoberta ajudará a entender como a obra-prima de Leonardo foi pintada, e notou que a mulher representada no célebre quadro, aparentemente de meia-idade, pode ser resultado da ação do verniz na tela.

"Esta descoberta sensacional vai transformar a nossa compreensão da mais famosa pintura do mundo", apontou a publicação.

O museu confirmou as informações da imprensa e se comprometeu a oferecer maiores detalhes em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário