sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tiririca pode ter sua campanha cassada


O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes, do Ministério Público Eleitoral de São Paulo, deve receber hoje o ofício da Procuradoria Regional Eleitoral para a adoção de medidas contra possível crime eleitoral cometido pelo candidato a deputado federal Francisco Everardo Oliveira da Silva, o palhaço Tiririca (PR).

O alvo principal da Justiça Eleitoral contra o candidato pode ser a sua própria propaganda. Lopes disse que vê no bordão “pior que está não fica” infração capaz de levar a uma impugnação da candidatura do humorista.

O objeto inicial do ofício não seria este, mas a possível ocultação proposital de seus bens pessoais à Justiça. O Ministério Público Eleitoral se baseou em nota publicada na revista Veja, que informou que o humorista declarou ao TSE não possuir nenhum bem, pois teria colocado todo o seu patrimônio em nome de terceiros, depois de responder a processos trabalhistas e de sua ex-mulher.

Segundo a procuradoria, na consulta à ficha do candidato consta a informação “nenhum bem declarado”. Sobre isso, Lopes disse que analisará o caso na segunda, tão logo receba o encaminhamento da procuradoria.

– Se for isso, parece que estamos abrindo espaço para a candidatura de estelionatários – afirmou.

O promotor afirmou não entender o motivo pelo qual a Procuradoria Regional Eleitoral ainda não tocou no assunto da propaganda de Tiririca, que julga ser um caso grave.

– Se eu fosse o procurador regional eleitoral, era com isso que me preocuparia. É propaganda irregular.

Na opinião do promotor, a propaganda de Tiririca desobedece o Código Eleitoral, que proíbe o emprego de meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário