sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Educação

Apucarana: aluno da Escola Braga Côrtes é campeão do Desafio das Letras
Após vencer a etapa em seu estabelecimento de ensino e outras três entre as 36 escolas municipais de Apucarana, que tem 11.200 estudantes, o aluno Luiz Felipe Demétrio, de 10 anos, sagrou-se campeão hoje (23) à tarde do Desafio das Letras.
A soletração aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal.
Em novembro, Luiz Felipe vai representar o município de Apucarana em disputa do Desafio das Letras com crianças de outras 26 cidades do Vale do Ivaí.
O DESAFIO - Epístola. Espichar. Premonição. Sem um sistema de correção de texto, talvez teríamos dúvidas quanto à grafia dessas palavras. O que não é problema para Luiz Felipe Demétrio, 10 anos. Letra por letra, o aluno da 4ª série da Escola Municipal João Antônio Braga Cortes conquistou o título de melhor soletrador de Apucarana. E irá representar o município na fase regional do concurso "Desafio das Letras", em que participam os alunos de 26 municípios do Vale do Ivaí. A iniciativa é um incentivo ao conhecimento que envolve os alunos das 4ª séries das escolas públicas.
Das 36 escolas da rede pública municipal de Apucarana, 4 representantes foram selecionados para a etapa final que aconteceu na tarde desta sexta-feira no salão nobre da Prefeitura. Além do selecionado, participaram da final os alunos Guilherme Schatz (Escola Municipal Antonieta Lautenschläger), Milena Sanches Hespanhol (Escola Municipal José Idésio Brianezi) e Nereide dos Santos Bueno (Escola Municipal Cristóvão Nolli).
O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) prestigiou os participantes não só da final como a todos os que passaram do concurso, desde as seletivas internas das escolas. "O maior que vocês receberam é o conhecimento, o discernimento do certo e do errado, a alegria da escola, dos familiares, dos amigos e da nossa cidade que espera muito dos nossos alunos. Todos são um exemplo de cidadania porque participaram do projeto. E é assim que se faz a educação", incentivou João Carlos, acompanhado do vice-prefeito e secretário Municipal de Governo, Antônio Waldemar Garcia.
"É muito mais que escolher um vencedor", frisou o secretário Municipal do Desenvolvimento Humano, professor Cláudio Silva. "Como educadores estamos realizando um sonho que é este de integração entre família e escola para juntos construirmos um futuro melhor com os nossos alunos", citou em referência à platéia que reuniu professores, diretores, pais, avós e demais familiares dos selecionados.
Convidado a participar da entrega das medalhas e certificados, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, André Pegorer lembrou aos alunos que também participou de uma "disputa", mas mesmo sem tê-la vencido na oportunidade, foi a participação que o ajudou a seguir por outro caminho. "Foi um caminho diferente, mas igualmente importante para buscar melhorias na vida das pessoas", definiu.
E a soletração continua agora na fase regional que acontece em Apucarana, dia 27 de novembro, no Cine Teatro Fênix. O representante do município, Luiz Felipe Demétrio, irá disputar com os alunos de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.
Promoção da AMUVI - Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, com apoio do Deputado Federal Alex Canziani e prefeituras, o concurso incentiva os alunos da rede pública a estudarem a língua portuguesa. A etapa regional vai premiar, até a quinta colocação, os alunos e suas escolas com computadores, TVs de plasma, máquinas fotográficas digitais, MP4, bicicleta e prêmio em dinheiro. (Tribuna do Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário