terça-feira, 27 de outubro de 2009

Asteroide explode sobre a Indonésia com força de três bombas atômicas

Um asteroide de 5 m a 10 m de diâmetro explodiu na atmosfera sobre o território da Indonésia com uma potência de 50 quilotons, três vezes maior que a da bomba atômica lançada sobre Hiroshima na Segunda Guerra Mundial. A informação é da Nasa (agência espacial dos EUA).
O asteroide impactou a atmosfera com uma velocidade de 65 mil km/h e a uma altura de 15 km a 20 km, sem causar qualquer estrago.
A explosão, que aconteceu no dia 8 de outubro, causou pânico na população da região indonésia de Bone, em Sulawesi do Sul. A agência diz que não é possível dizer se o objeto espacial explodiu sobre água ou terra, mas o impacto ocorreu relativamente perto do litoral.
Asteroides são objetos espaciais metálicos e rochosos que fazem sua órbita em torno do Sol, mas são muito pequenos para serem considerados planetas. A maior parte está localizada entre Marte e Júpiter.
A imprensa indonésia informou no dia 8 de outubro sobre "um poderoso estampido", e outros relatórios posteriores sugeriram que poderia se tratar de um meteorito. Os meios de comunicação locais identificaram com mais detalhe o meteoro brilhante, acompanhado por uma explosão e uma nuvem de pó – finalmente apareceu no YouTube um vídeo que mostra uma grande nuvem que corresponde a um corpo brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário